Cedida - Campanha completou três semanas nesta segunda-feira

Foto: Cedida - Campanha completou três semanas nesta segunda-feira

BALANÇO

CCZ imuniza 12.600 animais em três semanas da Campanha Antirrábica

Número é superior se comparado com o mesmo período de vacinações catalogado no ano passado

  • 19/08/2019 18:18
  • DA REDAÇÃO

O trabalho de vacinação de animais da Campanha Antirrábica completou três semanas nesta segunda-feira. Conforme balanço apresentado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), desde que foi iniciado no dia 29 de julho, até o momento, foram imunizados 12.600 animais contra essa zoonose.

Na primeira semana da campanha (de 29 de julho até 2 de agosto) as equipe do CCZ vacinaram 4.857 animais. Na segunda semana, (5 de agosto até 9 de agosto) foram vacinados 4.331 animais. Já na terceira semana (12 de agosto a 16 de agosto) foram imunizados 3.412.

O número é superior se comparado com o mesmo período do ano passado, quando haviam sido vacinados 4.218 animais na primeira semana, e 3.800 animais, quantitativo da segunda semana. Na terceira semana foram vacinados 3.414 animais. Já para a próxima semana a expectativa do CCZ é de vacinar 3.279 animais.

“Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em cem por cento dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos”, afirma a gerente do CCZ, Maria Lúcia Alves Costa Matioli. “A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção”, alerta.