O fluxo de veículos nas ruas e rodovias da região tende a crescer nos próximos dias, devido ao período de festas e férias. Simultaneamente, aumenta também a preocupação com os riscos de acidentes de trânsito envolvendo postes, além das consequências de uma colisão para as vítimas, para quem está passando nas proximidades e para o sistema elétrico. De janeiro a dezembro deste ano, foram 164 colisões contra postes nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região de Presidente Prudente.
Nesse cenário, mais de 43 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência das batidas. Durante todo o ano passado, foram 168 acidentes que impactaram o fornecimento de energia para 44 mil clientes entre residências, comércios, serviços públicos e outros.
Para Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Segurança da Energisa, muito além dos prejuízos com o fornecimento de energia, está a preocupação quanto aos riscos à vida de motoristas, passageiros e até pedestres que estejam passando por perto no momento de um acidente envolvendo postes.
“Claro que o impacto ao fornecimento de energia nos preocupa. Milhares de pessoas podem sofrer com a falta de energia provocada por uma colisão. Porém, precisamos ressaltar os riscos que uma batida pode acarretar, caso não sejam consideradas as orientações de segurança específicas para esses casos”, afirma.
Entre as orientações, Rodrigo explica sobre a permanência de motorista e passageiros dentro do veículo, sem tocar as partes metálicas, até a chegada do socorro. “Infelizmente, muitas pessoas se veem no desespero na hora de um acidente e querem sair do carro o quanto antes, sem avaliar as situações de risco do lado externo do veículo. Em um acidente como esse, um cabo de energia pode se romper, cair sobre o solo ou sobre o veículo, deixando a área energizada, o que pode provocar um choque elétrico com consequências graves e até fatais”, alerta.
A orientação é acionar a Energisa e o Corpo de Bombeiros, que farão o resgate com segurança. E quem presenciar um acidente deve manter a calma e não se aproximar do veículo. Certifique-se de que o socorro foi acionado e não deixe que outras pessoas e até animais se aproximem da área do acidente.
“Outra orientação preventiva importante é para que as pessoas salvem os canais de atendimento da Energisa em seus contatos. No momento de qualquer emergência envolvendo a rede elétrica, fica mais fácil acionar a distribuidora e pedir socorro para que sejam realizados os procedimentos necessários com segurança”, acrescenta Rodrigo.
Para esclarecer dúvidas ou falar com a Energisa, acesse www.energisa.com.br. Ou contate a empresa pelos canais digitais: aplicativo Energisa On; WhatsApp/Gisa (18 99120-3365); ou Call Center (0800 70 10 326).