Ceia de Ano-Novo

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 31/12/2018
Horário 05:15

É melhor você não deixar as lentilhas de fora na ceia de ano novo. Isso porque as leguminosas representam prosperidade financeira. Com certeza um dinheirinho a mais em 2019 não cairia mal, certo?

Além disso, são ótimos substitutos para a carne caso você seja vegetariano ou tenha algum convidado que não coma carne.

 

Salada de Lentilha

 

Ingredientes: 250 g de lentilha, 1 cebola, grande, 2/3 de xícara (chá) de amêndoas, laminadas, 3 colheres (sopa) de hortelã, picada, 1 colher (café) de cominho em pó.

 

Preparo: Cozinhe a lentilha em bastante água por mais ou menos 15 minutos. Verifique se ela está “al dente” e coloque numa bacia com água e gelo para parar o cozimento. Em seguida, coloque num escorredor.

Pique a cebola em pedaços não muito pequenos. Leve ao fogo bem baixo numa panela com uma colher de água por alguns minutos, ou até que fique bem dourada. Reserve. Junte as amêndoas laminadas e torradas.

Tempere com: 1 colher (sopa) de mostarda, 1/3 xícara de vinagre, 1 xícara (chá) de azeite de oliva, sal e pimenta do reino a gosto. Junte os ingredientes, agite bem e misture na salada.

 

Torta de Bacalhau

O peixe também é sinônimo de abundância, prosperidade e fecundidade. Essa torta de bacalhau é tão gostosa que promete agradar até aqueles que não gostam de frutos do mar.

Ingredientes: 1/2 kg de bacalhau dessalgado (deixe de molho em água por 48h), sem espinha e desfiado,  2 tomates picados em cubos pequenos, 2 pimentões picados em cubos pequenos, 1 cebola picada em cubos pequenos, 1kg de batatas cozidas e sem casca,  Sal a gosto, 3 colheres (sopa) de azeite, 3 ovos (separados), 2 colheres de sopa de manteiga,4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 1 xícara de creme de leite.

 

Preparo: Misture o bacalhau já desfiado com os tomates, a cebola e os pimentões. Acrescente sal a gosto (se necessário) e misture bem. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o bacalhau. Reserve. Amasse as batatas e adicione à mistura. Bata as claras em neve. Adicione as gemas, a manteiga, o queijo, o bacalhau e o purê de batatas. Adicione o creme de leite. Mexa bem e coloque em uma assadeira untada. Asse em forno pré-aquecido a 180º C por 20-30 minutos.

 

 

Mousse de Chocolate Branco e Romã

 

Essa mousse, além de deliciosa, contém romã, fruta muito tradicional do Ano Novo. Graças à enorme quantidade de sementes, a romã promete trazer fertilidade e prosperidade no ano que se inicia.

 

 

 

Ingredientes: 500g de chocolate branco em barra, 4 ovos separados,  4 colheres (sopa) de açúcar,  1 caixinha de creme de leite, 2 colheres (sopa) de licor de laranja.

 

Preparo: Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o creme de leite e reserve. Bata as gemas com 2 colheres de açúcar por 5 minutos em alta velocidade. Adicione o licor de laranja. Bata as claras em neve e adicione aos poucos o açúcar restante. Com cuidado, incorpore a mistura com as gemas. Logo, misture com chocolate. Sirva em potinhos individuais e leve para a geladeira por 3-4 horas. Retire e cubra com sementes de romã. Sirva.

 

Pudim de Brigadeiro

 

Apesar de não ter nenhum significado na ceia da virada, o brigadeiro é sempre o queridinho entre as sobremesas. Sendo assim, nunca é demais preparar um pudim de brigadeiro para a ceia.

 

Ingredientes: 1 lata de leite condensado,  1 lata de creme de leite sem soro, 4 colheres (sopa) de cacau em pó,  5 colheres (sopa) de açúcar refinado,  3 ovos.

 

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Com metade do açúcar, caramelize uma forma especial para pudim. Despeje a mistura. Encha outra forma maior de água, coloque a forma de pudim no meio. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar. Leve a geladeira por 2h. Desenforme e sirva.

 

Cheesecake de Frutas Vermelhas

 

Os cheesecakes combinam muito com o calor. Além de ser uma sobremesa cremosa e leve, por não serem muito doces são excelentes opções para acompanhar o espumante.

 

Ingredientes:  500g de queijo tipo cream cheese,  3 ovos,  1 xícara de açúcar refinado,  250g de geleia de morango ou outra de sua preferência,  1 pacote de bolachas maria,  100g de manteiga.

 

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Triture as bolachas maria no liquidificador ou processador. Misture a manteiga derretida. Em uma forma de fundo removível, coloque a misture apertando bem. Bata o cream cheese na batedeira até que fique cremoso. Adicione os ovos e o açúcar. Bata até ficar um creme bem homogêneo. Despeje sobre a mistura de bolachas maria e leve ao forno por 1h. Retire do forno e leve a geladeira por 6h. Desenforme, cubra com a geleia e sirva.

 

NUTRIÇÃO

 

 

Dicas de alimentação para as festas

 

  • As pessoas passam o ano inteiro fazendo dietas, mas acabam recuperando os quilos perdidos em épocas como as festas de fim de ano em razão dos excessos à mesa. A boa notícia é que temos como minimizar esse problema durante a ceia de ano novo.  Nem tudo está perdido.
  • As dicas começam pelos ingredientes da ceia que devem ser cuidadosamente escolhidos.
  • No início da ceia, os pratos como saladas, frutas e verduras devem ter preferência para que causem saciedade e a pessoa não exagere em outros aperitivos.
  • Deixar de comer durante o dia para só comer na ceia está errado. Você vai estar com muita fome  e vai exagerar.
  • Na parte das carnes, prefira os grelhados, carnes sem gordura, carnes brancas.
  • Alimentos como castanhas, nozes são benéficos...mas não se esqueça...são muito calóricos.
  • Hidratação é a recomendação mais importante, principalmente se você fizer uso de bebidas alcoólicas.
  • Também não é recomendável extrapolar nas bebidas alcoólicas. Caso isso aconteça, no dia seguinte é importante que tenha uma refeição mais leve, à base de sucos, frutas, sopas, caldos. Faça caminhadas e muita hidratação.

 

Feliz 2019 !!!!

Publicidade

Veja também