Centro de formação é modelo a ser adotado por municípios da região

EDITORIAL -

Data 28/11/2018
Horário 05:45

Há dez anos, a Prefeitura de Presidente Prudente inaugurava o Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação) Professora Maria do Carmo Ferreira de Paula. Ao longo desta década, o prédio, que na época recebeu investimentos de R$ 1,4 milhão, acolhe educadores para capacitações, cursos, reuniões, encontros...

A formação continuada de professores atende determinação nacional prevista pela LDB (Lei de Diretrizes e Base) e se faz indispensável para que os estudantes tenham garantia de um ensino de qualidade. O Ceforppe é um espaço-modelo a outros municípios da 10ª RA (Região Administrativa), que devem investir neste preparo do educador, em ambiente adequado.

O centro abriga auditório com capacidade para 240 pessoas, espaço administrativo, laboratório de informática, oficina pedagógica, salas de aulas e de leitura. Frequentam o centro toda comunidade escolar, bem como servidores de outras secretarias municipais para treinamentos.

Ainda naquele local, desde 2011, este impresso desenvolve suas capacitações do programa socioeducativo O Imparcial na Escola e se faz uso de toda estrutura para os encontros, cerimônias e apresentações. Contribuir com a educação é o escopo da ação de responsabilidade social de O Imparcial, bem como foco de todos outros encontros promovidos no Ceforppe para que o educador garanta cada dia mais conhecimento e aprimore seus trabalhos em sala de aula.

A capacitação continuada de educadores permite novos rumos à educação. Mestres mais bem estruturados têm a possibilidade de sustentar um melhor aprendizado aos estudantes. Construir estes espaços é tão indispensável quanto garantir que eles não fiquem ociosos, que as pastas de Educação invistam nas habilitações e, sobretudo, cobre destes que são capacitados a aplicabilidade do conteúdo aprendido.

A educação é uma importante aliada na garantia de desenvolvimento cultural, social e econômico do cidadão. Direito garantido constitucionalmente é capaz de, junto das famílias, promover a transformação que tanto se espera para uma sociedade mais justa, ética, saudável e distante da violência. Crianças, jovens e adultos são seres em constante evolução e se preparar para a vida é uma necessidade latente em dias altamente tecnológicos e de demandas exacerbadas de informação.

Publicidade

Veja também