Chefs de cozinha ensinam receitas simples para fazer em casa

Palestras ao vivo ocorrem no canal do YouTube da Unoeste, sempre às 10h ou às 17h, e todos podem participar

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/04/2020
Horário 19:30
Mariana Tavares - Os chefs Fábio Almeida e Yuri Moita ensinam a preparar marshmallow com cobertura de chocolate Foto: Mariana Tavares - Os chefs Fábio Almeida e Yuri Moita ensinam a preparar marshmallow com cobertura de chocolate

Apesar de toda incerteza que o mundo vive, o momento também trouxe mais união das famílias. No entanto, ficar em casa gera alguns desafios, um deles é a criatividade nas refeições. Afinal, quem nunca se perguntou: o que faço para o almoço ou jantar? Para ajudar quem enfrenta esse dilema, o curso de Gastronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) está empenhado a ensinar receitas simples, mas com aquele toque de chef. As palestras ao vivo ocorrem no canal do YouTube da Unoeste e todos podem participar. As lives ocorrem sempre às 10h ou às 17h e, em seguida, todas ficam disponíveis no canal, na playlist “Em casa com + conteúdo”, para assistir quantas vezes quiser.

As palestras da Gastronomia são transmitidas do Laboratório Aula Show, ambiente equipado com recursos tecnológicos de última geração, dentre eles câmeras 360°, para apresentação simultânea aos públicos interno e externo. Na primeira live, os chefs Fábio Almeida e Yuri Moita ensinaram a preparar marshmallow com cobertura de chocolate. Os professores ressaltaram que as receitas apresentadas são as mesmas que eles trabalham em aulas práticas com os estudantes, quando todos colocam a mão na massa. “Mas a ideia aqui é que todos consigam realmente fazer em casa”. 

Fábio mostrou como fazer o merengue suíço, que vai glucose de milho, açúcar refinado, claras de ovo, uma pitada de sal e o suco de limão. “Antes de iniciar, é importante montar o mise in place, que é separar todos os ingredientes que você vai usar na receita, porque evita de faltar alguma coisa”, orientou. Sobre trabalhar com chocolate, Yuri pontuou que é legal, mas requer muita atenção para os detalhes. “Para ser chocolate é preciso ter o mínimo de 25% de cacau, menos do que isso é uma cobertura. O chocolate precisa passar pelo processo de choque térmico, que é o processo de temperagem”, explicou.

Para caprichar na harmonização dos pratos, na segunda-feira a professora Thaiane Ferreira ensinou a preparar diferentes drinks, alcoólicos e não alcoólicos, para agradar toda a família.  “O profissional que sabe preparar drinks está em falta no mercado e este é um diferencial da Unoeste, justamente porque oferece a disciplina de Sala e Bar na graduação. Seja na hora de criar cardápios, de harmonizar, recrutar um colaborador, enfim, ter esse conhecimento é um ponto a mais”, frisou a docente.

O chef Yuri, que é também coordenador da Gastronomia da Unoeste, ressaltou que a bebida está coladinha na alimentação. “Muitas vezes saímos pela bebida e a comida torna-se um acompanhamento. Por isso essa aula é tão importante para o gastrólogo”.

Na terça-feira, quem acompanhou a palestra ao vivo às 10h, conseguiu preparar no almoço uma massa fresca muito simples de fazer em casa, com basicamente farinha de trigo, ovos e temperos. O passo a passo para a elaboração do prato foi transmitido pela chef Mariane Sato, professora da disciplina de Cozinha Italiana. Além das dicas para a execução da receita, a chef também orientou sobre as bebidas para servir com as massas, de acordo com cada sabor.

 

Saiba mais

Confira todas as palestras no YouTube da Unoeste neste link.

Veja também