Comércio da região de PP fatura R$ 224 milhões a mais que 2017

Fecomercio aponta que segmentos de farmácias e perfumarias, e supermercados, registraram maiores altas no comparativo; somados, contribuíram com 1,9 ponto porcentual

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 20/03/2019
Horário 06:42
Arquivo - Vendas do comércio na região registraram faturamento real de R$ 969 milhões em dezembro
Arquivo - Vendas do comércio na região registraram faturamento real de R$ 969 milhões em dezembro

As vendas do comércio varejista na região de Presidente Prudente, no ano de 2018, registraram faturamento de R$ 224,1 milhões a mais que em 2017, sendo que a diferença correspondeu a uma alta de 2,4%, conforme dados da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Para o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, a variação é considera “razoavelmente baixa” perto do que se esperava, mas por representar aumento, é visto com bons olhos.

Conforme os dados da Fecomercio, as vendas do comércio varejista na região de Prudente registraram faturamento real de R$ 969 milhões no mês de dezembro, resultado parecido com o alcançado no mesmo período de 2017, com uma “leve variação” de 0,1%, o segundo pior desempenho paulista no mês. “Contudo, em 2018, a elevação ficou em 2,4%, o que significa R$ 224,1 milhões a mais na comparação com o ano anterior”.

Das nove atividades pesquisadas, segundo a Fecomercio, cinco sofreram quedas nas vendas em relação a dezembro de 2017, com destaque para outras atividades (-7,5%); e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-5,1%). Juntas, impactaram negativamente em 2,3 pontos porcentuais. Por outro lado, os números mostram que os segmentos de farmácias e perfumarias (9,1%);  e supermercados (3,4%) registraram as maiores altas na mesma base comparativa. Somados, contribuíram com 1,9 ponto porcentual para o resultado final.

Para Vitalino, 2,4% ainda é “muito baixo” perto do esperado para o ano, mas ele lembra que por ser um aumento, deve ser encarado com bons olhos por causa da retomada do setor. “Todo acréscimo é importante e sinal de que o comércio não parou, pelo contrário, aumentou as suas vendas. Dezembro, sem dúvidas, foi fundamental para estes dados, pois foi o melhor mês do ano”, informou. Sobre 2019, ele lembra que a partir de abril os vendedores sentirão melhoras, e afirma que o ano deve terminar com saldos positivos.

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