Congresso ABQM volta a PP com 2,2 mil inscrições

Após 19 anos, a 29ª edição do evento é realizada no município até domingo; são 308 competidores e 630 animais ao longo dos conjuntos formados

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 24/04/2019
Horário 05:21
José Reis - Nas seis modalidades, segundo a organização, participam 308 competidores e 630 cavalos
José Reis - Nas seis modalidades, segundo a organização, participam 308 competidores e 630 cavalos

Começou ontem e vai até domingo, em Presidente Prudente, a 29ª edição do Congresso Brasileiro ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha). De volta aos municípios após 19 anos, a realização agrega 2,2 mil conjuntos inscritos, ao longo dos seis dias de competição. Deste contingente, segundo a organização, está a formação de 308 competidores e 630 animais, ou seja, um competidor pôde se inscrever para mais de uma prova. O evento ocorre no Rancho Quarto de Milha, com entrada gratuita.

E por falar em provas, serão realizadas as modalidades de breakaway roping, laço cabeça, laço em dupla, laço individual, laço individual técnico e laço pé. A reportagem esteve no local no início da tarde de ontem, enquanto ocorria a prova de laço individual.

Em meio à arquibancada, estava a anastaciana Vanda Saraiva, 49 anos. Esposa do atleta Antônio Saraiva, ela conta que foi acompanhar o marido para ficar na torcida. “Ele compete faz uns 30 anos já, então isso já virou um costume dentro da nossa família, esse acompanhamento”, completa. Ela destaca ainda que sempre foram interessados pelo mundo das provas e criação de cavalos e, que, aliás, parte do sustento da família vem disso.

Também de olho no que rolava dentro do rancho, o sul-mato-grossense Thiago Coimbra, 37 anos, aguardava a vez de participar admirando os demais colegas de profissão. Também atleta, ele participaria mais tarde na etapa de laço pé. “É muito bom vir competir e também prestigiar os companheiros. O nosso mundo é esse e enfrentamos muito preconceito quanto às falas das pessoas sobre maus-tratos”, comenta. Ele completa dizendo que “isso também é um esporte”.

Proteção animal

Para garantir a integridade dos 630 cavalos e cerca de 500 bovinos participantes das provas, de acordo com a ABQM, são seguidas as exigências do Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar Animal em Competições Equestres, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “No recinto, atuam dez juízes de prova, 14 estagiários de Medicina Veterinária e Zootecnia, além de médico veterinário de plantão 24h, com atendimento clínico gratuito”, completa. Ademais, todos os cavalos são identificados por microchip e é conferida a documentação sanitária de cada um quando chegam ao evento.

Orlando Silva Filho, médico veterinário e coordenador técnico da associação, ainda garante que garrotes participantes das modalidades de laço são equipados com protetor de chifres, o que os garante conforto e proteção. “Há ainda diversos cuidados no manejo dos bovinos, que recebem suplementação alimentar específica, de acordo com a idade, além de água e feno. Ações como essas conferem aos bovinos uma melhor ambiência e conforto nas provas”, finaliza.

saiba mais

A Lei nº 9.799/2018, de 11 de outubro de 2018, sancionada pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), dispõe sobre a regularização de eventos esportivos e recreativos, envolvendo equinos e bovinos, em Presidente Prudente. De acordo com o decreto, as provas devem atender exigências que assegurem o Bem-Estar dos animais participantes. Conheça a Lei na íntegra: http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/Documento.do?cod=44789.

serviço

O Rancho Quarto de Milhar, em Presidente Prudente, está localizado na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no km 460, no Bairro Aeroporto.

Publicidade

Veja também