Congresso Brasileiro da ABQM termina hoje em Prudente

Competição ocorreu em duas etapas, a de Avaré em abril, e a do Rancho Quarto de Milha; ao todo, 308 competidores e 603 cavalos estiveram na cidade

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 28/04/2019
Horário 05:24
José Reis  - Etapa de Prudente teve 2.200 inscrições, com 308 competidores e 603 cavalos envolvidos
José Reis - Etapa de Prudente teve 2.200 inscrições, com 308 competidores e 603 cavalos envolvidos

Encerra hoje, em Presidente Prudente, o 29° Congresso Brasileiro da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), evento que teve início no dia 23 de abril e recebeu 308 competidores na cidade. A competição foi disputada em duas etapas, a de Avaré entre 9 e 14 de abril, e a que tem o último dia de atividades hoje na região. “Presidente Prudente é sempre muito receptiva, principalmente na modalidade de laço. Tivemos a grata surpresa de um grande evento e que contou com uma qualidade no desempenho dos competidores e programação em geral”, informou o coordenador de juízes da ABQM, Fabrício Pinotti.

Conforme a organização, juntas, as duas etapas somaram 7.640 inscrições, número 17% maior no comparativo com o ano anterior, quando foram registradas 5.270 inscrições. Participaram da edição 2019, 1.124 competidores e 1.984 cavalos. “O evento reuniu mais de 300 expositores de diversos segmentos e comercializou 250 cavalos, gerando uma receita superior a R$ 2 milhões com a venda de cavalos Quarto de Milha em seis pregões”. Considerando apenas a etapa de Presidente Prudente, foram 2.200 inscrições, 308 competidores e 603 cavalos, conforme a organização.

Conforme já noticiado por este diário, foram realizadas as modalidades de breakaway roping, laço cabeça, laço em dupla, laço individual, laço individual técnico e laço pé. Para garantir a integridade dos 630 cavalos e cerca de 500 bovinos participantes das provas, de acordo com a ABQM, são seguidas as exigências do Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar Animal em Competições Equestres, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já que no recinto atuam dez juízes de prova, 14 estagiários de Medicina Veterinária e Zootecnia, além de médico veterinário de plantão 24h, com atendimento clínico gratuito.

O supervisor técnico de equinos da Guabi, Eduardo Villaça, esteve presente no evento com um stand da empresa, e ao falar do balanço das competições informou ver como “muito bom”, já que, por exemplo, o fluxo aumentou ao longo da semana. “O número de competidores foi muito grande e o nível deles está cada vez mais alto. O congresso é uma tradição e considero como um sucesso”, expõe.

Sobre o bem-estar animal, assunto que é preocupação entre todos os presentes, ele lembra que a qualidade é garantida por meio da nutrição e hidratação, dentre outros aspectos. “Vejo que há preocupação com o ambiente dos animais, como o estado mental que garante bom desempenho nas provas. Os cavalos, por exemplo, estão protegidos de estresse térmico, o que é muito bom”.

saiba mais

Nas provas, a ABQM utiliza nos bezerros um protetor de chifres. O uso é obrigatório nas competições oficiais e oficializadas, e se aplica às modalidades de laço em dupla, laço pé e laço cabeça. A capa protetora evita lesões na região do chifre, orelhas e cabeça. “O equipamento é revestido com material acolchoado, oferecendo conforto ao animal durante toda utilização. O protetor de chifres em nada atrapalha a laçada dos competidores e é benéfico para o animal, já que evita o atrito direto da corda com a região laçada”. Fonte: ABQM

SERVIÇO

O Rancho Quarto de Milhar, em Presidente Prudente, está localizado na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no km 460, no Bairro Aeroporto.

Publicidade

Veja também