Conhecimento: nada é mais perene e transformador na vida das pessoas

EDITORIAL -

Data 22/08/2019
Horário 00:05

A vida é uma verdadeira montanha-russa. Um dia você consegue enxergar tudo lá de cima. No outro, seus olhos não ultrapassam o horizonte. E diante de toda esta inconstância, nada mais perene e duradouro do que o conhecimento adquirido ao longo desta jornada.

Por isso, enveredar pelo caminho da educação é a decisão mais acertada quando se almeja conquistar algum feito na efemeridade da existência. Assim, quando o poder público concentra esforços para disponibilizar atividades culturais, esportivas e socioculturais, oportuniza uma vida melhor à população. E não "só" isso. Ele abre portas para que os cidadãos - principalmente os de baixa renda - possam vislumbrar um futuro mais promissor.

Sabe-se que o conhecimento exerce poder transformador na vida das pessoas. Ter acesso aos bancos escolares e universitários, se destacar em alguma modalidade esportiva, se encantar por algum instrumento musical. Quando as crianças e os jovens são levados para esse caminho, dificilmente serão corrompidos pela ociosidade ou até mesmo pela criminalidade. E muito mais do que isso: eles serão capazes de contribuir intelectualmente para o desenvolvimento do país. É assim que se constrói uma nação. Levando a sério a educação de base. Incutindo na mente dos pequenos toda a sua capacidade de transformação, de modo que consigam internalizar sua responsabilidade em melhorar a sociedade em que vivem.

Nesta semana, O Imparcial mostrou aos leitores como em nove anos, desde sua implantação, o Programa de Ensino Integral Cidadescola foi trampolim para tantos estudantes, que se beneficiaram com as atividades disponibilizadas em 30 escolas municipais de Presidente Prudente. Atualmente, 2,2 mil alunos participam do projeto, que já colhe os bons frutos semeados e que, certamente, ainda transformará a realidade de muitas famílias. A vida é uma montanha-russa. Mas o conhecimento adquirido ao longo desta caminhada permanecerá sempre nas alturas. 

Publicidade

Veja também