CONSELHEIROS ELEITOS

REGIÃO - JOSÉ COSTA

Data 06/11/2019
Horário 03:16

Os conselheiros tutelares eleitos na última eleição realizada em Indiana deverão participar amanhã do 1º Simpósio - Sistema Órion de Tecnologias Sociais, cujo tema discutido será "Proteção da vida e defesa da mulher". O evento terá início às 8h, no Salão do Limoeiro, localizado no campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente. A posse desses conselheiros será dia 10 de janeiro.

1º ENCONTRO DOS STUANI

Ocorreu no último domingo o 1º Encontro de Integrantes da Família Stuani, de Indiana. O evento foi no Salão do Lazer, com mais de cem pessoas oriundas do patriarca Francisco (Francesco) Stuani e Rosa Tafarello Stuani. Destaque para dona Helena Stuani, com 97 anos, hoje morando em Centenário do Sul (PR), que esteve presente. No cardápio, bem à italiana, teve polenta, macarronada e um vinho muito especial. Beto Stuani esteve à frente da organização da festa, que foi um sucesso.

MAIS UMA VÍTIMA

Muitas reclamações da população sobre o grande número de cães nas ruas de Indiana. Nesta coluna já comentamos, inclusive, de um funcionário da municipalidade atacado por animal há alguns meses. Pois bem, na última segunda-feira, mais um funcionário que atua na coleta de lixo foi atacado por um cão, com ferimentos no antebraço. O cão não era vacinado.

CONSIGNADOS

Impressionante a quantidade de mensagens de bancos propondo empréstimos consignados. Os alvos principais são os aposentados e funcionários com estabilidade. Quando não chegam pelo celular, são através de folhetos colocados nos portões e nas caixas do correio. Propostas de até 96 parcelas, que fazem os incautos pagarem três vezes o mesmo empréstimo. Todo cuidado é pouco.

MAIS UM GENERAL

Caiu mais um general no governo Bolsonaro. Desta vez foi Maynard Santa Rosa. Não se completou um ano de governo e vários militares saíram. Bom, o nosso futebol está assim também, o último foi o técnico do Corinthians. Não ganha jogo, pronto, vai embora.

CHURRASCO FRATERNO

O tradicional Churrasco Fraterno, de Regente Feijó, será no dia 23 de novembro, das 12h às 14h30, na Casa da Criança. Renda em prol da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com bingo, cujo prêmio será de R$ 28 mil. Essa é a 24ª edição do evento e cada convite dá direito a duas pessoas.

GIAN E GIOVANI

Está confirmada a presença de Gian e Giovani em Martinópolis no dia 20 de dezembro. A renda terá uma parte destinada à santa casa local, que passa por dificuldades financeiras, a exemplo de outros hospitais de nossa região.

POPULAÇÃO RECLAMA

Com razão, a população de Indiana reclama da falta de atendimento no Hospital e Maternidade de Regente Feijó. Após o impasse pelo não pagamento das mensalidades, de acordo com o convênio, que existia entre a Prefeitura e a direção do hospital, a população de Indiana deixou de ser atendida. Segundo a direção da unidade de saúde, o pagamento ainda não foi efetuado. E o convênio foi desfeito.

O PERFUME DO MAROLO

Até os anos 60, as famílias de nossa cidade tinham o hábito de sair aos campos em busca de gabiroba, ou guaivira, como era denominada pelos indígenas. Além da gabiroba, marmelo e pitanga, existia o marolo, também conhecido por araticum, palavra de origem tupi. É uma espécie nativa do gênero anoma, cujos frutos são constituídos de enormes bagas múltiplas, doce, bem agradável ao paladar. Esse fruto era muito comum na Alta Sorocabana e exalava um perfume, que orientava as pessoas para localizá-lo. Tinha a aparência da fruta do conde, mas era maior e bem carnoso. Com o tempo foi desaparecendo, principalmente pela devastação alucinada que alterou nossa paisagem. Uma fruta maravilhosa, que poucos conheceram, mas, segundo pesquisadores, uma das preferidas dos Coroados e Xavantes, que habitavam Indiana.

Publicidade

Veja também