Convênio entre Secult e CIEE beneficia alunos de Música da Escola Municipal

ALINE MARTINS - Da Redação

Parceria estabelece que os alunos dos cursos técnicos da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes estão aptos a participar do programa

COLUNA - ALINE MARTINS

Data 10/02/2019
Horário 05:48
Cedida/Secult: Momento da assinatura do convênio entre a Secull e Centro de Integração Empresa-Escola
Cedida/Secult: Momento da assinatura do convênio entre a Secull e Centro de Integração Empresa-Escola

Um convênio firmado entre governo de Presidente Prudente por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura - Escola Municipal de Artes) e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) que direciona estagiários para o mercado de trabalho, aprimorando o aprendizado aliado ao lado profissional, foi estabelecido esta semana. A parceria, conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) estabelece que os alunos dos cursos técnicos da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes estão aptos a participar uma vez que se obedece à lei 11.788/2008 que define a questão de estágio de estudantes. E com o intercâmbio do CIEE, agora alunos dos cursos técnicos poderão estagiar em escolas e instituições de forma remunerada, dando mais oportunidade ingresso ao mercado de trabalho no ramo da música em Presidente Prudente. O interessante é que já há uma vaga para o setor de música.

Trata-se de uma ação inédita, conforme explica o secretário municipal de Cultura, José Fabio de Sousa Nougueira. “É a primeira vez. A intenção é abrir o mercado de trabalho para esse pessoal que estuda na Escola Municipal de Artes, na área de música, e ter não só um campo de trabalho na área de estágio, mas de estágio remunerado. Essa parceria pode contribuir no dia a dia deles, como pessoas”, destaca o titular da pasta.

Ele acrescenta que é importante ainda para quem vai receber estes estagiários. “Terão futuros profissionais de alto nível. A Jupyra tem grandes nomes da área musical de Presidente Prudente. Estão lá 23 professores do mais alto nível. Todo mundo ganha. Ganha o futuro profissional, a sociedade e ganha quem receber. O CIEE, nem preciso falar o que significa nesta área de estágio remunerado. A cidade só tem a ganhar”, finaliza o titular da pasta.

 

“A intenção é abrir o mercado de trabalho para esse pessoal que estuda na Escola Municipal de Artes, na área de música, e ter não só um campo de trabalho na área de estágio, mas de estágio remunerado”

José Fabio de Sousa Nougueira,

secretário municipal de Cultura

Em relação a esta parceria inédita, o supervisor do CIEE em Presidente Prudente, Julio Cesar da Silva, ressalta que a escola é ligada ao município e oferece um curso de musica. “O que nos possibilitamos é que jovens que estejam realizando este curso possam estagiar em empresas e colocar em prática o que estão aprendendo na teoria, através do curso técnico. É de extrema importância para qualquer pessoa que esteja realizando o curso, independente do curso, que coloque em prática o que faz em sala. Vai poder aprender, desenvolver habilidades que são necessárias para esta profissão, desenvolver competências que vai utilizar no futuro. Tudo somado e adquirido através do programa de estágio servira pro futuro profissional dele”, destaca.

Ele acrescenta ainda que através do convênio, deste acordo de cooperação assinado com esta instituição de ensino, é possível abrir vagas em empresas que tenham interesse em contratar jovens que estejam fazendo este curo. “Toda e qualquer empresa, seja ela pública ou privada, que tenha interesse em contratar jovens que estejam cursando nesta escola técnica, nos cursos técnicos, as empresas podem contratar esses jovens. Especificamente, neste momento, [sexta-feira] temos uma vaga para o curso de música”, finaliza.

 

CIIE

O CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho. O CIEE é uma entidade com muita experiência para compartilhar. São 54 anos de pioneirismo e dedicação ao futuro da juventude.

 

A escola

Conforme material publicado neste diário, a Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes é uma referência em ensino musical nos cursos de piano, violão, guitarra, violino, teclado, saxofone, trompete, bateria, clarinete, violoncelo e canto. Não se esquecendo das aulas de iniciação musical e, desde 2014, a introdução do curso técnico em MPB (Música Popular Brasileira), nas modalidades de instrumento e canto. Além, de outras práticas que foram incorporadas ao currículo da escola como prática de choro, prática de MPB e Jazz algumas disciplinas trabalhadas em grupo.

Atualmente, 23 professores ensinam as belezas de se executar um instrumento a centenas alunos matriculados, distribuídos nos vários cursos.

 

Matrículas

Estão abertas na Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes matrículas para a Iniciação Musical para crianças que completam 6 anos de idade em 2019. As aulas serão no período matutino. Mais informações pelo telefone (18) 3222-1882.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também