Copa 98 FM de Trekking aguarda 130 participantes

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 05/05/2019
Horário 04:40

Entende-se por Trekking, uma competição de regularidade a pé, para equipe de até seis pessoas, realizada em um percurso predeterminado e planilhado por trilhas, em matas, erosões e pequenos riachos. Pensando nisso, quem gosta de se aventurar já pode confirmar presença na 21ª edição da Copa 98 FM de Trekking, que será iniciada nesse domingo, dia 5. Comemorando pouco mais de duas décadas de realização, para essa primeira prova, a organização do evento - Oeste Aventura Trekking - espera que cerca de 130 pessoas participem.

Mas a ideia e vontade, é que esse número seja superado. Aristeu Penalva, um dos organizadores do evento, destaca que todos podem participar, mas precisam confirmar presença antes. E para isso, existem duas opções: “temos a categoria graduados, tecnicamente mais difícil e destinada às pessoas que já possuem experiência, tanto que é permitida a utilização de equipamentos integrados. E também a trakkers, voltada mais para iniciantes, sem auxílio de instrumentos, e por isso mais simples”, pontua.

Nos dois casos, o percurso varia entre 6 e 7 quilômetros, como sempre foi, ainda de acordo com o organizador. Mas, a novidade desse ano, é que cada prova valerá por duas etapas. “É para cada competidor ter uma chance maior de recuperação entre as provas”, explica Aristeu. E ao longo da realização serão cinco provas, ou seja, 10 etapas. “A primeira parte da prova, do início ao neutro valerá para uma etapa e a segunda parte, do neutro ao final, valendo para outra etapa”, completa.

E para cada uma, o local de realização é diferente. Nessa primeira etapa, os competidores devem comparecer no Terra Parque Eco Resort, de Pirapozinho. A inscrição e o pagamento da taxa podem ser feitos no horário e no local, mas é necessário reservar antes (veja box de serviço). A larga ocorre a partir das 9h, para ambas as categorias, conforme o organizador.

Dicas e orientações

À reportagem, a organização do evento lista ainda algumas dicas de segurança e orientações quanto à realização da prova. Segundo Aristeu, o percurso é feito com velocidades compatíveis, não exigindo dos competidores grande esforço físico ou experiência. Mas por se tratar de local fechado, arbóreo, “o recomendado é estar munido de água, calça comprida leve, boné e tênis com solado com travas”.

Já para as pessoas alérgicas, faz-se necessário o uso de antialérgicos, bem como repelentes - para todos -, “risco de picadas de insetos, como formigas e abelhas”, detalha o organizador. E no que tange à obrigatoriedade, cronometro bússola, calculadora e caneta são equipamentos listados.

SERVIÇO

O Valor da inscrição é de R$ 50 por pessoa, em cada etapa da 21ª Copa 98 FM de Trekking. A cifra pode e deve ser paga no local da realização, mas a confirmação da presença deve ser realizada antes. O contato pode ser feito pela página da organização no Facebook “Oeste Aventura Trekking” ou via WhatsApp, pelo número 99771-0404.

 

Publicidade

Veja também