O Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão) – que, neste ano de 2025, está em sua 30ª edição – reserva para os quatro primeiros dias da próxima semana, de segunda-feira a quinta-feira, amplo debate sobre tecnologia e humanização. Até esta sexta-feira, são 2,6 mil inscritos.
O tema “Tecnologia e humanização – novas possibilidades” será esmiuçado e aprofundado em conferências, mesas-redondas e fóruns, dentre outras atividades remotas e presenciais nos campi da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) em Presidente Prudente, Jaú (SP) e Guarujá (SP).
A conferência de abertura será com Ricardo Limongi Franca Coelho, pesquisador vinculado à UFG (Universidade Federal de Goiás) que trabalha com novas tecnologias em marketing e adoção de tecnologia.
Também atua com tomada de decisão do consumidor e comportamento humano e IA (inteligência artificial). A conferência será sobre o tema do Enepe 2025, às 19h30 da segunda-feira, no Teatro César Cava, no campus 1 em Presidente Prudente.
A abertura e outros momentos terão transmissão ao vivo no canal Lives da Unoeste, no YouTube (youtube.com/@livesunoeste5840). No mesmo dia, Ricardo Limongi ministrará workshop para professores da pós-graduação da Unoeste. Será sobre pesquisa científica com uso de inteligência artificial, às 14h, no laboratório de informática 4, que fica no Bloco B2, no campus 2.
Além da atuação na UFG como professor associado, o convidado tem histórico docente no Chile e na Jamaica. Atualmente, Ricardo Limongi é professor visitante na Universidade Santiago do Chile (Usach) e, anteriormente, atuou na Mona University (Uwimonana), na Jamaica, país do Caribe.
A programação do primeiro dia do Enepe começará às 8h, no Salão de Vidro do curso de Gastronomia, com encontro e premiação de egressos da pós-graduação.
Durante o dia e à noite, serão várias atividades. Dentre elas, estão as apresentações de trabalhos, que prosseguirão na terça-feira e na quarta-feira. Na terça, haverá o 1º Fórum de Inclusão e Promoção dos Direitos Humanos, às 8h, no auditório Azaleia, no campus 2.
Também na terça, às 19h, no auditório Buruti (campus 2), virá da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Bauru, Luís Carlos Pasquarella para falar sobre tecnologia a serviço da sociedade e como a pesquisa e desenvolvimento podem atender às necessidades dos seres humanos
Na quarta-feira, às 8h, no auditório Cerejeiras (campus 2), terá o 18º Fórum Regional de Meio Ambiente, com foco em IA e impactos ambientais, trazendo a Prudente o professor Álvaro Riz de Barros, do Instituto Militar de Engenharia, do Rio de Janeiro.
Neste mesmo dia, às 14h, no Terá César Cava (campus 1), haverá o 20º Fórum de Saúde e Humanização do SUS (Sistema Único de Saúde), com o tema “Inovação tecnológica e humanização no cuidado à saúde do trabalhador – absenteísmo no serviço público”.
Na quinta-feira, às 8h, no auditório Azaleia (campus 2), haverá a premiação da extensão: 11º Unoeste Solidária, 8º Personalidade Extensionista e Unoeste + Cultura “Esse é o meu lugar”.
Em todos os quatro dias, serão amplas atividades que podem ser conhecidas na página do Enepe 2025 (unoeste.br/encontros/2025/xxxenepe). As inscrições para participantes podem ser feitas online até o primeiro dia do evento.
O Enepe é composto pelo Enapi (Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Cientifica), neste ano em sua 30ª edição; Enaext (Encontro Anual de Extensão), na 23ª edição; e Enaens (Encontro Anual de Ensino Superior), na 22ª a edição.