Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

Segundo Energisa, com novo formato, identificação será fixa e vinculada ao imóvel, permanecendo a mesma ainda que morador mude da residência

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/12/2025
Horário 16:29
Foto: Energisa
Troca será feita de forma automática, sem que cliente precise fazer algo
Troca será feita de forma automática, sem que cliente precise fazer algo

A partir de 1º de janeiro de 2026, o número que identifica a unidade consumidora na conta de luz vai mudar em todo o país, inclusive para os clientes da Energisa Sul-Sudeste na região. A novidade segue uma regra nacional da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), criada com o objetivo de deixar os dados mais organizados e seguros. A troca será feita de forma automática e os clientes não precisam se preocupar, pois tudo será ajustado sem que ninguém precise fazer nada. 

Com o novo formato, o número da unidade consumidora será fixo e vinculado ao imóvel, permanecendo o mesmo ainda que o morador mude da residência, por exemplo. Conforme a Energisa, isso torna as informações mais organizadas e facilita a comunicação entre as distribuidoras e os órgãos reguladores, além de ajudar a pessoa responsável pelo imóvel na hora de acionar algum serviço da distribuidora.

"A padronização traz melhorias importantes para o setor elétrico, como mais agilidade no atendimento, maior precisão na análise de dados e mais facilidade também para as prefeituras incluírem o número da unidade no Cadastro Único, facilitando na concessão da Tarifa Social de Energia Elétrica para famílias de baixa renda", diz a concessionária.

"Para os clientes Energisa, o novo modelo vai simplificar, principalmente, na hora de solicitar serviços pelos canais digitais. Quem é inquilino e muda de casa ou quem tem mais de um imóvel, por exemplo, muitas vezes se confunde na hora de indicar o número da unidade consumidora para a qual precisa solicitar um serviço. Agora vai ficar mais fácil essa identificação única, o que ajuda a resolver demandas com mais rapidez e eficiência", explica Rafael Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.

Outros benefícios incluem a integração mais eficiente entre os sistemas das distribuidoras e da Aneel, o acompanhamento mais preciso do histórico de consumo e a simplificação do processo de migração para o ambiente de contratação livre, caso o cliente opte por esse modelo. 

Em caso de dúvidas, o consumidor pode acionar a Energisa pelos canais digitais de atendimento: aplicativo para celular Energisa On; Gisa no WhatsApp (18 99120-3365); site www.energisa.com.br; e Call Center (0800 70 10 326).

Publicidade

Veja também