Curso de Libras tem inscritos em quase todo o país

Língua Brasileira de Sinais e outros cursos livres de extensão on-line são oferecidos gratuitamente até 10 de maio, como parte das ações de combate à Covid-19

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2020
Horário 12:44
Ednéia Zart - Curso de Libras da Unoeste tem a duração de 40 horas e pode ser realizado em até 30 dias
Ednéia Zart - Curso de Libras da Unoeste tem a duração de 40 horas e pode ser realizado em até 30 dias

Neste período de distanciamento social, as lives com cantores reconhecidos nacionalmente ocorrem quase que todos os dias. Sem dúvida, a música é a principal atração, mas a performance dos intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) tornou-se um show à parte. A interpretação das canções é levada ao público com a emoção que cada letra e ritmo exigem.

A maior visibilidade dessa comunicação também aumentou o interesse entre as pessoas para o aprendizado. Fato constatado na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), já que Libras está entre os cursos livres de extensão on-line, oferecidos gratuitamente nesse período de quarentena, e é um dos mais procurados, com quase 1,2 mil inscritos até o momento, com pessoas de pelo menos 20 Estados brasileiros.    

A aluna de Psicologia da Unoeste, Tábata Scorpioni Machado, aproveitou para aprender a comunicação através de sinais. "Estou gostando bastante. Achei muito bom que explicam a questão da fisiologia envolvida na deficiência auditiva, assim como fala sobre a identidade da surdez. Acredito que desmistifica esse assunto e entendo que é de extrema importância que a gente compreenda o que é a surdez e como nos comunicar com essas pessoas. Principalmente para profissionais que aspiram uma carreira de muito contato com o público". Sobre a iniciativa da universidade em oferecer a atividade gratuita neste momento, Tábata salienta que "além de contribuir para uma rotina em tempo de isolamento, contribui também para inclusão social".

Carime Arcanjo dos Reis é de Dourados (MS) e graduada em Pedagogia. Ela conta que soube do curso por meio das redes sociais de uma pessoa conhecida. "Meu interesse começou quando fiz uma matéria da minha graduação e me identifiquei, e assim venho aprendendo. O curso de Libras que a Unoeste está oferecendo é muito bom. No AVA [Ambiente Virtual de Aprendizagem], tem vários textos de referência, tem os slides que ajudam e as atividades que complementam o aprendizado", pontua.

"ESTOU GOSTANDO BASTANTE. ENTENDO QUE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE A GENTE COMPREENDA O QUE É A SURDEZ E COMO NOS COMUNICAR COM ESSAS PESSOAS”

Tábata Scorpioni Machado

De Cuiabá (MT), Alexandre Bastos soube do curso de extensão em Libras navegando pela internet. Ele, que é analista de sistemas e programador, conta que o interesse em aprender a língua de sinais surgiu quando presenciou uma tentativa de comunicação. "Estava a caminho do trabalho e vi uma pessoa tentando se comunicar com outras em Libras, gestos, de todo jeito... e as pessoas não conseguiam entender o que ela queria", relembra. "Atualmente estudo inglês e espanhol, e pensei, por que não mais uma língua?", completa Alexandre.

CURSOS LIVRES EAD

SEM CUSTO ALGUM

O curso de Libras tem a duração de 40 horas e pode ser realizado em até 30 dias. O inscrito aprende o conceito, breve histórico, legislações, além de orientações específicas e noções da Língua Brasileira de Sinais. A universidade também oferece vários outros cursos livres EAD sem custo algum, voltados a diferentes áreas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site até o dia 10 de maio.

"A Unoeste vem ofertando cursos de extensão gratuitos como parte da ampla frente de ações de combate à Covid-19 e de amparo às pessoas em distanciamento social", ressalta a coordenadora dos cursos de extensão do Núcleo de Educação a Distância da Unoeste, a professora Maria Eliza Nigro Jorge. Ela lembra que a iniciativa de responsabilidade social, colocada em prática na segunda quinzena de março, teve expressiva aceitação em todo o Brasil.

SERVIÇO

Confira os cursos de extensão gratuitos no site http://www.unoeste.br/cursoslivres/vcemcasa.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também