Dias comuns que parecem difíceis

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 07/03/2018
Horário 10:32

Quando foi que você abriu a janela de seu quarto e viu que o sol estava muito forte? E aí, já sentia que aquele dia seria um desafio? Quando foi que você abriu a porta da sala e sentiu a chuva que caia moderadamente com efeito contínuo? Assim, já se precavia de como seria o resto do dia? É natural que nosso estado de espírito nesses dias tenha tido um momento de pequena frustração ou não, deparando com efeitos que talvez nunca iremos nos acostumar, e uma forma de procurar algo, ou alguém, que possamos canalizar toda nossa energia insatisfeita.

Nas rotinas diárias do dia a dia, é perceptível que podemos nos impulsionar e até querer achar um culpado, ou algo que nos impeça de seguir adiante. O que não podemos sempre é achar que nesse dia as coisas não irão dar certo ou estar ao nosso favor. Às vezes somos totalmente imperativos aos nossos sonhos e desejos, que nos cabe, caso saibamos lidar com isso, entender que cada dia tem o seu dia, desde que nossos impulsos nos desencadeiem sentimentos de prazer e satisfação. Mas nem sempre é assim, entenda que caso você queira, sem dúvidas será possível.

Habituamos a sentir que o dia não seja tão propício para tal situação quando achamos que aquele dia não poderia acontecer, ou simplesmente deixar de existir. Criamos em mente que se isso fosse possível, talvez, tomaríamos uma dose para suportar menos e seguimos adiante. Entendemos que nada disso é fácil assim, mas tem pessoas que absorvem isso com facilidade ou eliminam essas arestas, enquanto outras não suportam e acham que não merecia nada disso.

Precisamos entender que mesmo que nesse dia as coisas não estejam propicias as nossas vontades, é preciso se criar uma força muito maior em mente, para que possamos gradativamente sentir que isso vai passar. É óbvio que vai passar. É natural que aconteça que dias ruins também tem seus momentos de êxtase na vida das pessoas, mas que seguem seu destino quando possível. E isso depende muito de como você pode e vai reagir.

Daqui a pouco iremos comemorar o aniversário da esposa, e isso é muito gratificante devido anos e anos juntos, na luta diária de nossos afazes e na conquista de valores que nos unem cada vez mais, quando participamos juntos com nossos filhos. Daqui a pouco o mundo irá se render e comemorar o dia internacional da mulher, e independe de qualquer solenidade ofertada a elas, sempre iremos clamar e agradecer sua presença e participação. São anos de lutas, são anos de conquistas e dessas buscas ou vitórias jamais poderemos esquecer que são pessoas, que diariamente procuram solidificar sua extraordinária força. E nós, homens, conseguiremos algum dia um espaço que seja de lembrar ou comemorar? Talvez, nossa simples reflexão desse tema fique para outro dia!

E quantos outros dias, datas que consideramos importantes serão beneficiadas as pessoas? Quando lidamos com pessoas, independente de seu estado de espírito, há necessidade de se impor e gerenciar a tão emblemática empatia. E isso ocorre em qualquer ambiente e local que possamos imaginar. É preciso, de maneira muito simples, entender que nos afazeres do dia a dia, é possível que algo nos agrade, enquanto outros possam até nos suportar, mas existe a necessidade de reflexão dessa intensidade. Se dias melhores ou piores virão, isso sempre existiu, e depende muito de como você imagina e suporta isso. Ver para crer seria até um desafio de nossa insanidade quando insatisfeitos, mas quando sentido pela gratidão, o retorno existe.

Publicidade

Veja também