Doações de sangue precisam ser mantidas mesmo na quarentena

Hospital Regional e Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente adequaram atendimentos para garantir a segurança dos doadores em meio à pandemia; agendamento é aconselhado neste momento

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 05/05/2020
Horário 11:28
Arquivo - Doações de sangue devem ser mantidas durante a pandemia da Covid-19
Arquivo - Doações de sangue devem ser mantidas durante a pandemia da Covid-19

Doar sangue é um ato de amor e compaixão para com o próximo e isso não é novidade para ninguém. No entanto, para garantir que diante da pandemia da Covid-19 os atendimentos sejam mantidos, as unidades que promovem a doação adequaram os seus atendimentos, para fornecer ainda mais segurança aos doadores, e alertam para que, aqueles que puderem, agendem um dia e permitam que vidas sejam salvas a partir do ato tão nobre. Em Presidente Prudente, as doações podem ser feitas no Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo ou então no Hemocentro anexo à santa casa.

Conforme a coordenadora do núcleo de hemoterapia do HR, Margarida Maria Silveira, a população que cumprir os requisitos para doar pode procurar a unidade todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, com a segurança de um local que passa por higienização frequente e cumpre com os requisitos necessários para garantir a segurança daqueles que se voluntariam.

“Sem a pandemia, o ideal seria algo em torno de 1,2 mil doadores por mês, mas, em abril, tivemos 900. Como muitas cirurgias eletivas foram suspensas, este número atendeu às nossas expectativas”, aponta Margarida. Mesmo assim, ela afirma que as doações não podem cair, como ocorre já há alguns dias, e afirma que a busca por doadores, por meio de ligações, já foi feita em semanas anteriores para permitir que estoques fossem mantidos.

Já na santa casa, conforme a gerente de enfermagem, Elaine Negri, o horário de atendimento, que antes era das 8h às 17h, sem intervalo, passou a ser das 8h às 11h e das 13h às 16h, durante a semana, para garantir que não haja aglomerações e os grupos de doadores possam manter os cuidados necessários. “Pedimos que, se possível, as pessoas liguem e agendem suas doações. Além disso, é obrigatório o uso de máscara, já que tomamos todos os cuidados necessários, como medir a temperatura de todos que por aqui passam”. Se houver sinais ou sintomas respiratórios ou gripais, a doação não é recomendada.

Na unidade, o estoque atual atende às demandas, mas ainda está baixo. Isso porque, o ideal seriam 40 doadores ao dia, pelo menos, sendo que ontem, por exemplo, foram apenas 22. “Precisamos de doações regulares, mas não podemos deixar de lado a pandemia, por isso a readequação dos serviços. Essa queda pode refletir futuramente”, aponta Elaine.

SERVIÇO

O Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, fica na Rua Wenceslau Braz, 5, Vila Euclides. O horário de funcionamento durante a semana é das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já o Banco de Sangue do HR funciona todos os dias da semana, das 7h às 17h. Os telefones de contato, respectivamente, são: 3223-3511 e 3229-1570.

Publicidade

Veja também