Em pré-privatização, empresa visita aeroporto para levantar infraestrutura

Executivos e técnicos da IOS Partners, consultoria internacional convocada pelo Daesp, estiveram em Presidente Prudente para dar início aos estudos

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 27/05/2019
Horário 19:48
José Reis - Prefeitura propõe entrada do aeroporto pelo prolongamento de Avenida Coronel Marcondes
José Reis - Prefeitura propõe entrada do aeroporto pelo prolongamento de Avenida Coronel Marcondes

No início do ano, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) confirmou a privatização de três aeroportos da região, incluindo o de Presidente Prudente, Aeroporto Estadual, que também passaria por uma remodelagem. Na manhã de ontem, executivos e técnicos da IOS Partners - consultoria internacional convocada pelo departamento viário estadual para fazer os estudos que vão definir o serviço de desestatização - estiveram no município para dar início aos estudos de privatização do aeródromo.

Nesse sentindo, conforme explica o Daesp, as equipes realizaram inspeções de estrutura física, sistemas e espaço aéreo no aeródromo local. “Está sendo analisada também a vocação regional da cidade - com informações sobre o perfil da população e o potencial econômico e turístico da região”, completa. A visita também contempla outros locais do noroeste paulista, como Araçatuba e São José do Rio Preto.

No total, o plano de trabalho apresentado pela IOS ao Daesp tem cinco fases com tarefas que vão “desde a realização da análise de mercado, de processos legais, projeções de demanda, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além da interface com investidores, apoio no processo licitatório e promoção dos aeroportos”. A previsão é que os estudos estejam concluídos em três ou quatro meses.

Prefeitura

O governo de Prudente formou uma equipe de trabalho composta por secretários municipais, que acompanham a modelagem do aeroporto. Durante a visita, o grupo se reuniu e, como a Prefeitura já tem um projeto estruturado, aproveitou a oportunidade para apresentar à equipe de consultores da IOS, que nesta visita à cidade conheceu em detalhes todo o espaço do aeroporto prudentino.

De acordo com a municipalidade, o projeto prevê a doação para o Estado de uma área de 202 mil m² com toda a infraestrutura básica necessária, sendo rede de escoamento de águas pluviais, iluminação pública, rede de energia elétrica pública e domiciliar e rede de esgoto e abastecimento de água potável, como noticiado por esse diário. Segundo o secretário de Planejamento, Luiz Abel Brondi.

Nos estudos para expansão, a entrada para passageiros será transferida para a Avenida Presidente Prudente, também conhecida como prolongamento da Avenida Coronel José Soares Marcondes, enquanto a atual entrada será exclusiva para cargas e manutenção de aviões. Além disso, estão previstos a construção de um novo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, pátio de aeronaves e pistas de taxiamento, entre outras importantes infraestruturas. O local fica às margens da Rodovia Julio Budisk (SP-501).

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também