Em tempos sombrios, cores à cidade

EDITORIAL -

Data 27/05/2020
Horário 04:02

Não é a primeira vez que o valoroso trabalho do artista Itamar Xavier de Camargo ganha espaço nas páginas deste periódico. O docente, que atua na Secretaria Municipal de Educação, é um exemplo de ser humano que superou as adversidades causadas pela desigualdade social e que usa a arte como ferramenta transformadora de vidas. Além do trabalho que desenvolve junto às crianças da rede municipal de ensino, ele investe seu tempo para dar mais cor ao município de Presidente Prudente. Não é preciso ir muito longe na cidade para encontrar alguma de suas ilustrações estampada em algum lugar.

Agora, o pedagogo recebe atenção mais uma vez ao promover, ao lado de outros artistas prudentinos, uma intervenção artística nos pontos de ônibus de Prudente. A arte que mais se destaca ganhou repercussão imediata nas redes sociais: trata-se de uma reprodução da sala de estar da família Simpson, da animação Os Simpsons, em que o assento do ponto se transformou no sofá da família. Conforme noticiado na coluna Sinomar da edição de ontem, a ideia de Itamar era fazer as pessoas interagirem com a intervenção urbana. O artista está satisfeito de ver tantas pessoas pararem para se fotografarem diante da obra, que pode ser encontrada na Avenida Alberto Bonfiglioli.

O trabalho também tem responsabilidade social, já que traz a família Simpson em casa e os dizeres: “Proteja-se”, referindo-se à importância de permanecer em casa neste período da pandemia do novo coronavírus, uma vez que o isolamento social é uma das medidas mais eficientes para a diminuição do número de infecções da Covid-19. Além disso, é uma intervenção perene, uma vez que o local poderá atrair, durante muito tempo, frequentadores interessados em prestigiar a obra e se fotografar em frente a ela.

Em tempos sombrios como os que vivenciamos atualmente, Itamar Xavier e outros artistas da cidade se dedicam para trazer mais cor para Presidente Prudente. Nesse período de pandemia, ficou evidente mais do que nunca a importância da arte em nossas vidas: durante o isolamento social, são as atividades de teor cultural e artístico que têm ocupado nosso tempo e nos distraído da triste realidade. E por que não projetar arte por ruas, avenidas e esquinas da cidade? Em um contexto tão difícil como o atual, voltemos os nossos olhares para prestar atenção nas cores.

Publicidade

Veja também