Empréstimo de livros atrai alunos e moradores

Uma carteirinha é feita no local, e esta deve ser apresentada para a retirada e renovação de empréstimo de livros. Cada usuário pode levar para casa até dois livros

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 22/09/2019
Horário 04:03
Paulo Miguel - Noceilma diz que frequenta a biblioteca por conta “dos livros, internet e pelo ambiente”
Paulo Miguel - Noceilma diz que frequenta a biblioteca por conta “dos livros, internet e pelo ambiente”

Para manter a ordem e controle de todos os itens disponíveis, a Biblioteca Municipal Dr. Aberlado de Cerqueira César de Presidente Prudente cadastra todos os seus usuários. Para usufruir do serviço, o interessado deve comparecer à biblioteca com um comprovante de residência e documento com foto. Somente moradores do município podem retirar livros. Uma carteirinha é feita no local, e esta deve ser apresentada para a retirada e renovação de empréstimo de livros. Cada usuário pode levar para casa até dois livros, e permanecer com os exemplares por até uma semana, sendo permitida a renovação.

Estudando para concursos, Noceilma de Lima, 33 anos, diz que utiliza o espaço da biblioteca desde antes de ser moradora de Prudente, quando passava férias na casa de seu atual marido, residente de Prudente. Noceilma, que é formada em Letras, diz que frequenta a biblioteca por conta “dos livros, internet e pelo ambiente”.

Murilo Tomiazi Misael, bibliotecário municipal, diz que o principal público da biblioteca são os alunos das escolas da região, do Centro Cultural Matarazzo e os moradores das redondezas. Os aposentados também são um público fiel dos serviços da biblioteca, assim como os participantes das atividades do centro.

Os atrasos nas devoluções dos livros são comuns, e podem ser passivos de certa punição. O bibliotecário explica o modelo diferenciado para cuidar dos casos de atraso. “Cada caso é um caso”, diz Murilo, ao explicar que a punição é aplicada de maneira diferente a cada usuário, dependendo de sua utilização do serviço. O utilizador pode desde ter seu serviço suspenso por um período de tempo, ou pagar um novo livro correspondente ao título devolvido em atraso, uma obra por outra do mesmo gênero. Em casos mais graves, cabe-se a suspensão do direito ao acervo, não sendo possível retomá-lo por dois anos.

Acessibilidade

Todos podem ter acesso à leitura através da biblioteca municipal. Atendendo a vários tipos de públicos, o acervo conta com livros a deficientes visuais em vários níveis. Além dos tradicionais livros em braile, a biblioteca conta com livros aumentados, para pessoas com dificuldade de leitura, audiolivros, e aparelhos para escaneamento de livros para acessibilidade, pois, segundo Murilo, alguns usuários já não leem em braile, se utilizando somente da tecnologia.

Internet livre

Além do acervo de livros, jornais, revistas e periódicos, a biblioteca disponibiliza o acesso gratuito a computadores ligados à internet. Assim como para a retirada de livros, é necessário um cadastro, esse já sendo um pouco mais aprofundado para manter a segurança. O usuário sempre deve logar seu cadastro nos computadores a cada uso, para controle. O bibliotecário explica que tal ação é necessária para coibir acessos a conteúdos inapropriados, ou crimes virtuais. “Mesmo com os monitores rondando [os computadores], é possível passar alguma coisa, e com o cadastro podemos saber quem estava utilizando a maquina”, explica Murilo.

Publicidade

Veja também