Equipe prudentina vence competição de julgamento

PRUDENTE - Da Redação

Data 27/10/2017
Horário 12:03

Uma equipe da Toledo Prudente Centro Universitário venceu a 2ª Competição de Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos realizada no fim da tarde de ontem, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Das 40 equipes de universidades, faculdades e instituições de ensino superior do Brasil participantes do evento, a instituição prudentina foi a primeira colocada, ao vencer a USP (Universidade de São Paulo) na fase final.

O evento é inspirado na tradicional que ocorre anualmente na American University, em Washington, nos Estados Unidos, o qual promove debates acerca da proteção dos direitos humanos no espaço internacional. A competição é norteada pelo julgamento de um caso hipotético de violação de direitos humanos no âmbito do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos.

De um lado, encontra-se uma equipe formada por dois oradores representando as vítimas em busca da condenação do Estado, do outro, uma equipe formada por dois oradores representando a defesa do Estado. O julgamento simulado tem como objetivo promover o debate sobre temas atuais dos direitos humanos, fomentar o aprendizado sobre o funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e estimular o exercício pedagógico de pesquisa e oralidade dos estudantes.

“A competição tem um nível altíssimo, com estudantes de Direito de renomadas instituições de ensino superior, e levar esse título para Prudente é no mínimo gratificante e faz valer a pena todo o esforço e dedicação durante os grupos de estudos. Agora é se preparar ainda mais para o evento em Washington”, complementa a dupla vencedora, João Pedro Gindro e Guilherme de Oliveira Tomishima.

Com Assessoria de Imprensa da Toledo Prudente

Publicidade

Veja também