Mais de 100

Escoteiros participam do 27º Elo

Com o tema “sustentabilidade”, evento nacional fomenta a educação e interação entre os participantes

  • 22/10/2017 05:15
  • IVE CAROLINE - Da Reportagem Local

Contribuir para o desenvolvimento sustentável e para um planeta melhor a cada dia. É com este lema, aliado à soma de esforços de jovens engajados, que sustenta a proposta do 27º Elo Nacional Escoteiro. O evento, realizado pela UEB (União de Escoteiros do Brasil), o qual agrega nove equipes da região, ocorreu durante toda a manhã e tarde de ontem, em Presidente Prudente, com a presença de mais de 100 jovens. O evento envolveu brincadeiras, interações e um trekking ecológico. Ao todo, três grupos dos nove grupos da região se reuniram na atividade: dois de Prudente e um de Candido Mota.

 “Este evento é nacional e ocorre de dois em dois anos. O objetivo envolve não apenas a interação, mas outros temas muito abrangentes, visando fortalecer a paz, a liberdade, a erradicação da pobreza e oferecer perspectivas econômicas, sociais e ambientais para o planeta. Queremos tornar estas crianças e adolescentes em adultos conscientes, responsáveis e de bom caráter. A sociedade precisa disto”, reforça Valdomiro Ferreira Lima, diretor responsável pela atividade.

Uma destas crianças é o Bruno de Brito Fernandes, de 12 anos, que há dois anos se dedica ao grupo de escoteiros “Gumercindo Nogueira”, de Candido Mota. Mesmo há pouco tempo no movimento, o estudante ressaltou que as atividades desenvolvidas pela equipe oferecem conhecimento em diversas áreas e isto o tornou mais dedicado e responsável. Sobre sua primeira participação no 27º Elo, a palavra usada para definir foi “felicidade”.

“Eu sempre ficava em casa, sem fazer nada, até o dia em que eu conheci o grupo de escoteiros e, a partir deste dia, tudo mudou. Eu aprendi a me virar sozinho em diversas situações e me tornei muito mais responsável. Quero sempre participar destes eventos, pois nos trazem muitos momentos de felicidade”, conta o jovem.

 

Objetivos do Milênio

A prudentina Vilma Ferreira Castro relatou que o sentimento de alegria também é expressado pelos jovens do grupo “Monte Carmelo”, de Prudente, que nasceu há sete anos e reúne mais de 50 escoteiros da cidade. Segundo a presidente da equipe, o trabalho de desenvolvimento do Elo vem sendo realizado há seis meses e que “além do tema anual que é abordado, o evento também se baseia nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU [Organização das Nações Unidas], conhecidos como ‘Objetivos do Milênio’ e lançado no início deste século”, conta.

E aprender sobre sustentabilidade foi importante para o João Vitor de Oliveira. Aos 12 anos, o prudentino participa do movimento de escoteiros desde seu primeiro ano de vida, ao lado dos pais e da irmã mais velha. Apesar de jovem, ele conta que tomou conhecimento de diversos assuntos entre as várias atividades em que esteve presente com a equipe, mas que a sustentabilidade foi uma das mais interessantes entre elas.

“Nós desenvolvemos muito conhecimento dentro do grupo de escoteiros. Conheci assuntos antes mesmo de aprender na escola, por exemplo. Entender mais sobre sustentabilidade também foi importante, pois vemos como nossas atitudes podem fazer a diferença para melhorar o mundo que vivemos”, conclui.

 

Desafio Sênior

Aliado ao “Elo”, os jovens escoteiros entre 14 e 18 anos participaram da terceira edição do “Desafio Sênior”. Ao todo, conforme o coordenador da categoria, Luan Ferreira Castro, 27 adolescentes participaram, paralelamente, de desafios físicos e intelectuais com a proposta de desenvolver o trabalho em equipe e a agilidade.

“Desafiamos eles para que possam ampliar suas perspectivas e consigam lidar com várias situações da vida. O objetivo é melhorar não só fisicamente, mas também intelectualmente e assim sempre aumentar a capacidade destes jovens”, finaliza.