Esforço coletivo é necessário neste momento

EDITORIAL -

Data 11/04/2020
Horário 04:25

A palavra da vez em todo o mundo é empatia, aquele olhar ao próximo que nos permite trocar de lugar e pensar com mais carinho até mesmo para aqueles que sequer fazem parte das nossas vidas. Com práticas solidárias cada dia mais comuns em tempos de pandemia, mais uma medida se faz necessária para o bem da população, dessa vez regional, para o enfrentamento ao Covid-19. O apelo para que isso ocorra, dessa vez vem por parte do chefe do Executivo de Presidente Prudente, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSBD): “precisamos juntar toda a região”.

A fala de Bugalho vem de encontro com uma necessidade não apenas para as administrações públicas regionais, mas também do interesse coletivo: a aquisição de um equipamento em valor aproximado de R$ 300 mil, noticiado por O Imparcial na edição de ontem, que poderá zerar, em poucos dias, a fila de pessoas com suspeita do novo coronavírus que aguardam por resultados vindos de São Paulo, mas que com a tecnologia, poderiam ser feitos pelo Centro de Laboratório Regional do IAL (Instituto Adolfo Lutz) de Presidente Prudente.

De fato é o momento de promover o esforço coletivo, já que é o próprio coletivo o responsável por cobrar, diariamente, respostas e resultados, por parte das autoridades, sejam locais, estaduais ou federais. Com capacidade para a realização de 96 exames diariamente, a novidade seria capaz de atender todas as cidades da região, o que deveria fazer, neste momento, justamente com que todas elas se mobilizassem para promover doações e não medir esforços para a implantação de um laboratório para diagnóstico de Covid-19.

Neste momento em que vidas estão em jogo, correr contra o tempo é uma medida mais do que necessária. E o tempo? Bom, o tempo não para.

Publicidade

Veja também