Feriado deve ser chuvoso em Prudente

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 12/10/2018
Horário 05:09

A população prudentina tem se deparado com dias chuvosos na cidade, fenômeno que até alguns meses estava em escassez na região. De acordo com o meteorologista Vagner Camarini, isso se deu devido a uma frente fria vinda da região sul, que acaba de chegar ao sudeste, e junto com o calor e a umidade da região, proporcionou a formação de muitas nuvens de chuva. Segundo o Instituto Climatempo, o feriado promete muitas áreas de instabilidade, com possibilidade de chuva estimada em 80%.

Camarini explica que essas frentes frias são periódicas e se apresentam sempre a cada 10 dias, pelo menos. Além disso, ele fala que o período da primavera na região começou de maneira atípica, pois apresentou temperaturas muito quentes logo no início. “A primavera é uma estação de transição, entre inverno e verão. Neste ano, ela iniciou com mais traços referentes ao verão, com muito calor e chuvas, por isso está sendo um pouco incomum”, salienta.

O especialista declara que por mais que estejamos passando por uma frente fria, as temperaturas mínimas ainda estão em torno dos 20°C, fazendo com o clima permaneça quente, contribuindo para incidência de áreas de instabilidade. De acordo com o Climatempo, a alternação de temperatura ocorre porque quando o céu está mais aberto, azul e com poucas nuvens, o sol brilha mais forte provocando aquecimento. “Essa alternação brusca de dias muito quentes e dias frios com chuva é bastante comum nesta estação. Como a temperatura continua consideravelmente alta, essa massa de ar quente, quando se junta com a frente fria, se transforma em nuvens de chuva com pancadas até mesmo mais severas”, pontua Camarini.

Segundo o Instituto Climatempo, nesta semana tem atuado um sistema de baixa pressão no Paraguai que ajuda a levar áreas de instabilidade para o Mato Grosso do Sul e, por isso as nuvens ficam mais carregadas no Estado. Com isso, os ventos também empurram essas nuvens de chuva para o oeste do Estado de São Paulo, que acabam chegando a Presidente Prudente e encontram uma atmosfera mais quente e úmida. A passagem de uma frente fria ao largo do litoral do sudeste que veio do sul do Brasil também colaborou para espalhar nuvens de chuva sobre o Estado.    

Próximos dias

Conforme o Climatempo, ainda existem áreas de instabilidade pelo interior de São Paulo, que ganham um reforço da frente fria. O tempo continua abafado, com alguns períodos de sol e há previsão de mais pancadas de chuva. De todo o Estado, o interior de São Paulo tem um início de feriado prolongado com mais sol e calor. O abafamento resulta em pancadas de chuva tanto nesta sexta-feira, quanto amanhã. Outra frente fria vai espalhar mais nuvens carregadas e grande parte do interior fica instável com chuva no domingo. 

Amanhã, todo o Estado de São Paulo terá sol pela manhã, com incidência de calor. No entanto, com a chegada de uma frente fria, as nuvens aumentam e a tarde e a noite podem ocorrer pancadas de chuva de raios de moderada a forte intensidade em Presidente Prudente.  No domingo, com a passagem da frente fria, os ventos frios entram no Estado e há previsão de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. A temperatura fica amena em Prudente.

PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS 5 DIAS

HOJE

Temperatura máxima: 32°C

Temperatura mínima: 19°C

Possibilidade de chuva: 75%

Volume esperado: 5 milímetros

AMANHÃ

Temperatura máxima: 35°C

Temperatura mínima: 22°C

Possibilidade de chuva: 75%

Volume esperado: 5 milímetros

DOMINGO

Temperatura máxima: 31°C

Temperatura mínima: 23°C

Possibilidade de chuva: 90%

Volume esperado: 10 milímetros

SEGUNDA-FEIRA

Temperatura máxima: 28°C

Temperatura mínima: 20°C

Possibilidade de chuva: 80%

Volume esperado: 26 milímetros

TERÇA-FEIRA

Temperatura máxima: 31°C

Temperatura mínima: 20°C

Possibilidade de chuva: 0%

Volume esperado: 0 milímetro

Fonte: Instituto Climatempo

Publicidade

Veja também