FILIADA NO PSDB

PRUDENTE - HOMERO FERREIRA

Data 22/01/2020
Horário 03:05

O Plantão conversou com uma das mulheres mais influentes de Presidente Prudente, a permanente primeira-dama Maria Auxiliadora de Freitas Constantino, que credita sua longeva permanência no PSDB por ser uma sigla de gente de caráter.

BEM ORGANIZADO

Há muito tempo no ninho tucano, pelo qual foi candidata à prefeita em 2004, Auxiliadora vê o PSDB como um partido que pensa e pratica a democracia; um dos poucos se não o único partido muito bem organizado em Prudente.

VOZ DA PERIFERIA

Ao elencar várias qualidades da sigla liderada em Prudente e região pelo deputado estadual Mauro Bragato, citou as palestras realizadas com regularidade e as reuniões para as pessoas da periferia que têm suas necessidades e seus recursos também.

ANO DEMOCRÁTICO

Auxiliadora entende que 2020 é um ano para ser dedicado à democracia, em nível nacional, com o exercício da cidadania e participação nas campanhas eleitorais municipais, inclusive com as pessoas estudando as biografias dos seus candidatos.

VOTAR NO MELHOR

Para Auxiliadora, Prudente deve entrar nessa linha de estudos, comum na Europa, que tem países entre mais velhos do mundo. Para ela é preciso buscar votar no melhor, em homens e mulheres que tenham caráter. Não importa a crença, a cor e a condição social.

NÃO, NENHUMA

O Plantão perguntou se existe a possibilidade de Auxiliadora ser candidata a algum cargo. Resposta: Não, nenhuma. Porém, se mantém ativa na política desde o primeiro de dois mandatos de prefeito do seu marido Paulo Constantino, iniciado em 1977.

AJUDA VOLUNTÁRIA

Ao longo dos anos, Auxiliadora tem liderado um grupo de expressiva contribuição voluntária que resultou em obras como a Vila da Fraternidade e Hospital Regional do Câncer; além de ações como a criação da CVV (Central de Voluntários em Ação).

CIDADE ABENÇOADA

Aos 84 anos de vida, dos quais mais de 40 em Prudente, Auxiliadora diz que essa cidade é abençoada e quer fazer mais por ela. Local onde se casaram suas seis filhas, que lhe deram 17 netos e já são 16 bisnetos prudentinos.

PARA ENGRAXATES

A Casa do Aprendiz Cidadão teve origem em outra obra social de iniciativa de Auxiliadora, que foi na Casa do Pequeno Trabalhador, inicialmente para abrigar os engraxates que trabalhavam no centro da cidade.

APOIO A BUGALHO

Para a pergunta do Plantão sobre o apoio à provável candidatura à reeleição do prefeito Nelson Roberto Bugalho, agora pelo PSDB, a reposta foi positiva e acrescida das seguintes qualificadoras: pessoa honesta e sincera.

FORA DA ALMA

Auxiliadora disse que a admiração por Bugalho está no fato dele ampliar o que já existe, sem arrancar as placas dos outros. Essa fala foi sobre o ato do prefeito Agripino Lima ter destruído símbolos de obras do Constantino. Disse que isso não cabe na sua alma.

VOTOS DA FAMÍLIA

Por fim, o Plantão perguntou se o apoio de Auxiliadora a Bugalho também é o apoio de Constantino, ao que respondeu sim e acrescentou ser o apoio de toda a sua família, que na eleição passada já votou nele e agora continua com ele.

Publicidade

Veja também