Hospital do Câncer recebe mais equipamentos para exames

Terceira entrega de aparelhos trouxe um raio-X fixo e um tomógrafo; gerente administrativa do HRCPP prevê funcionamento dos itens para outubro

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 19/09/2019
Horário 07:29
Pedro Silva - Devido ao tamanho e peso dos equipamentos, foi necessário o uso de guindastes para a operação
Pedro Silva - Devido ao tamanho e peso dos equipamentos, foi necessário o uso de guindastes para a operação

Na manhã de ontem, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) recebeu mais uma parte dos sete equipamentos adquiridos por meio do convênio celebrado no início deste ano com o governo do Estado, no valor de R$ 6,8 milhões. Segundo Josiane Aparecida Salisso, gerente administrativa do hospital, foram entregues um aparelho de raio-X fixo e um tomógrafo. Ainda são esperados mais dois aparelhos de raio-X portáteis, para exames em pacientes sem condição de locomoção, porém, não foi divulgada a data da entrega desses equipamentos.

Com a entrega desses aparelhos, o centro de diagnósticos por imagens já está sendo montado, e a gerente diz que até o mês de outubro já serão iniciados os treinamentos dos funcionários para o manuseio e realização de exames.

Logística

Assim como os equipamentos entregues no dia 5 deste mês, devido ao peso e tamanho dos equipamentos, foi necessário o uso de guindastes para elevação dos aparelhos até as respectivas salas. “A logística para a acomodação dos equipamentos é a mesma, apesar dos aparelhos serem um pouco menores, mas a complexidade para levantar [os equipamentos] é a mesma. Nós temos a tomografia que tem o peso alto, com aproximadamente 2 toneladas, então, a logística acaba sendo complexa tanto quanto as outras”, comenta Patrícia Storto, gerente de engenharia do HRCPP.

Para acoplar os itens em suas devidas salas, as paredes laterais do prédio foram abertas. O tomógrafo e o raio-X foram colocados em salas diferentes das primeiras máquinas. Os buracos feitos para a passagem dos equipamentos já começaram a ser fechados. “Não era possível passar todos os equipamentos pelo mesmo vão, pois nós recebemos a ressonância e precisávamos fechar o vão dessa sala para finalizar a blindagem magnética, para o equipamento funcionar”, pontua Patrícia.

Importância

Os equipamentos adquiridos formam um centro de exames de imagens tecnológico que proporcionará grande ajuda aos pacientes de Presidente Prudente e região de forma gratuita. Todos os exames serão realizados com recursos do próprio HRCPP. “O diagnóstico de imagem permite o diagnóstico precoce das doenças, e a definição de conduta médica para a continuidade dos tratamentos. Então, esses equipamentos são de extrema importância, pois nós sabemos que existe uma carência muito grande na saúde da nossa região, de oferta de serviços do SUS [Sistema Único de Saúde] desses exames, principalmente de ressonâncias”, comenta Josiane.

A gerente administrativa ainda afirma que os equipamentos de raio-X são mais modernos que os disponíveis em unidades de pronto-atendimento, e os aparelhos móveis permitem exames em pacientes em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) que não têm condição de locomoção até o equipamento fixo.

Publicidade

Veja também