Trabalho social impulsiona jovens de Prudente na conquista de sonho: integrar liga americana de beisebol

Projetos da Acae em parceria com a Prefeitura apresentaram esporte para os irmãos, Enzo e Italo Miguel, hoje jogadores da seleção brasileira sub-15

Esportes - MELLINA DOMINATO

Data 19/12/2025
Horário 03:50
Foto: Cedida
Jogadores tiveram seus potenciais reconhecidos e são considerados atletas de alto rendimento
Jogadores tiveram seus potenciais reconhecidos e são considerados atletas de alto rendimento

Revelados por projetos sociais da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva), em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, os irmãos Enzo Sales Gomes, 15 anos, e Italo Miguel Sales Gomes, 14 anos, estão cada dia mais próximos de realizar um sonho: se tornar atletas profissionais de beisebol nas ligas dos Estados Unidos

Há um ano, os jogadores tiveram seus potenciais reconhecidos e passaram a ser considerados atletas de alto rendimento. Convocados pela MLB (Major League Baseball) – EUA, foram contemplados com uma bolsa treinamento integral e, desde então, residem em Ibiúna (SP), onde praticam no CT (Centro de Treinamento) da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol). E mais uma boa notícia: ambos tiveram suas convocações renovadas para 2026.

A rotina em Ibiúna é toda patrocinada pela liga profissional americana, e inclui desde as refeições, estudos, hospedagens, até aulas de inglês. Neste ano que passou, além do treinamento pela própria MLB, os bolsistas representaram a seleção brasileira no Campeonato Panamericano Sub-15, na Venezuela, passaram por treinamentos, por duas vezes, na República Dominicana, e também disputaram jogos pela equipe prudentina onde tudo começou, a Acae Hinomoto Semepp.

“Anualmente, a MLB faz avaliações dos acadêmicos, de acordo com velocidade de arremesso, força, entre outros quesitos, e é feita a renovação, dispensa e novos recrutamentos. E eles conseguiram a renovação da convocação”, celebra o diretor de esportes da Acae, Lucas Saito. 

Do projeto para a vida

Enzo e Italo Miguel, que estão de férias em Prudente e retornam ao CT de Ibiúna no início de janeiro, tiveram o primeiro contato com o beisebol através do CidadeEscola, há cinco anos. Dali, passaram a frequentar o projeto “Beisebol para Todos”, da equipe Acae Hinomoto Semepp, que atende atualmente aproximadamente 100 crianças gratuitamente.

“Eles começaram a treinar e, aos poucos, foram se destacando. Começaram treinando com o Paulo Yamane [falecido em janeiro do ano passado] e foram subindo de categoria conforme e idade e o trabalho de evolução e, hoje, são acompanhados pelo treinador Mario Kaneki, que é um ‘paizão’ para eles”, explica Lucas. 

Com orgulho, Mario Kaneki, técnico de beisebol e secretário executivo do clube, conta que tem muito carinho pelos irmãos. “São meninos carentes, que eu acho que, se não fosse o beisebol, estariam como tantos outros, pelas ruas. Mas, os projetos dão oportunidades para esses meninos, na formação deles como pessoa. Então, através desta parceria com a Prefeitura, a gente tem conseguido formar essas pessoas. E, até hoje, a gente tem esses dois projetos, com vários atletas, o que ajuda muito”, comenta o treinador.

“Toda a diretoria da Acae se sente orgulhosa por eles serem atletas de alto rendimento, da seleção brasileira, que já viajaram para vários países, e com um grande potencial para serem atletas profissionais que, com certeza, irão ajudar os pais. O pai deles, hoje, tem dificuldade financeira, e é coletor de reciclável nas ruas”, explica. “Então, através do projeto, a gente está conseguindo manter esses meninos, que realmente se dedicaram. Estamos tentando ensinar o lado certo da vida a eles e isso é uma experiência que eles vão levar para o resto da vida”, cita Mario.

A ideia é compartilhada por Lucas. “O mais importante é que o projeto abre a possibilidade para os jovens conhecerem o beisebol, de virem para o esporte e, através dele, vem a oportunidade de conhecer o mundo, se tornar cidadãos melhores, ter acesso a mais instruções, informações, se tornando pessoas mais responsáveis, disciplinadas”, exalta o diretor de esportes da Acae, que reforça a importância de entidades filantrópicas e do investimento público no esporte de base.

“Beisebol para Todos"

Lucas explica que, no CidadeEscola, as aulas de beisebol promovidas pela Acae ocorrem semanalmente e, os interessados são convidados para participar também do “Beisebol para Todos”. “Algumas escolas já têm no cronograma os treinos na Acae e, qualquer criança, de qualquer escola, de qualquer faixa etária, pode participar dos treinos gratuitamente. Basta procurar a secretaria, na Rua Dr. Gurgel, 880, no centro de Prudente para obter mais informações”, detalha Lucas.

“Acho importante que o beisebol da Acae é um esporte muito familiar, pratica um código de conduta tradicional e que preza muito pelo respeito, disciplina, pelo trabalho em equipe. Isso é o mais importante do clube”, finaliza o diretor de esportes. 

Fotos: Cedidas

Enzo e Italo Miguel estão de férias em Prudente e retornam ao CT de Ibiúna no início de janeiro


Irmãos começaram a treinar no CidadeEscola e também passaram a frequentar o Beisebol para Todos


Enzo Sales Gomes, 15 anos,


Italo Miguel Sales Gomes, 14 anos

Publicidade

Veja também