“Y Anhemby – Rio Tietê”,  filme de Vicentini Gomez, é premiado em Londres

Cineasta prudentino recebeu o prêmio de Melhor Diretor no London Cine Awards; premiação marca o início da circulação do documentário por festivais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 19/07/2026
Horário 09:00
Foto: Divulgação
Para realizar o filme, Vicentini Gomez e sua equipe percorreram o curso do Tietê
Para realizar o filme, Vicentini Gomez e sua equipe percorreram o curso do Tietê

O documentário de média-metragem “Y Anhemby – Rio Tietê” inicia sua circulação internacional com uma importante conquista: o cineasta prudentino, Vicentini Gomez, recebeu o prêmio de Melhor Diretor no London Cine Awards, festival realizado em Londres, na Inglaterra.

A premiação marca o início da trajetória do documentário por festivais e amplia a projeção internacional de uma obra dedicada a apresentar o Rio Tietê para além das imagens de poluição associadas ao trecho que passa pela Região Metropolitana de São Paulo. Para realizar o filme, Vicentini Gomez e sua equipe percorreram o curso do Tietê, desde sua nascente na Serra do Mar, em Salesópolis, até sua foz no Rio Paraná. A produção convida o público a refletir sobre a relevância histórica, cultural, espiritual e ambiental do rio que cruza o Estado de São Paulo e teve papel fundamental na formação e no desenvolvimento do Brasil.

Selecionado pelo Edital Fomento CultSP PNab nº 20/2024, o documentário reúne imagens aéreas e terrestres, depoimentos de pesquisadores e cenas interpretadas por atores indígenas. 

Primeiro nome atribuído ao Rio Tietê pelos povos originários, “Y Anhemby” conduz o espectador por uma jornada entre passado e presente. Os atores indígenas Toni Gonçalves e Lucas Augusto Martins representam presenças ancestrais responsáveis por conduzir a narrativa e recordar que a história do rio começou muito antes da chegada dos colonizadores.
Também participam do elenco Claudemir Causin, Rosana Monçoeira e Jane Anjos, além dos cururueiros Cassio Carlota, Vagner da Viola e Steffano Sossoniche.

O documentário conta ainda com depoimentos dos historiadores Jonas Soares de Souza, André Figueiredo, João Carlos Cândido e Elton Bruno, da antropóloga Bernadete de Castro e do ambientalista Djalma Weffort. Os depoimentos formam um amplo painel sobre o papel do Tietê na ocupação do território, nas monções, no deslocamento de pessoas e mercadorias, na formação da identidade paulista e nos desafios ambientais contemporâneos.

O filme é uma produção da Ilumina serviços culturais e conta na equipe com Hugo Caserta, responsável pela produção, edição e finalização; Diaulas Ullysses, na assistência de direção; Michel Vicentine Martins, autor da trilha sonora original; e Madalena Machado, responsável pelos figurinos.

Divulgação

Documentário reúne imagens aéreas e terrestres, depoimentos de pesquisadores e cenas interpretadas por atores indígenas

Publicidade

Veja também