HRCPP: cirurgia com tecnologia de fluorescência

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 13/12/2019
Horário 06:37
Daniel Teixeira - Primeiro procedimento em câncer de mama no país ocorreu ontem em Prudente
Daniel Teixeira - Primeiro procedimento em câncer de mama no país ocorreu ontem em Prudente

O HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) realizou ontem a primeira cirurgia em câncer de mama do país com a tecnologia de fluorescência da Storz, com a utilização de uma substância que auxilia a equipe na identificação do linfonodo sentinela: o corante verde indocianina. “Sermos o primeiro do país neste procedimento é gratificante, pois sabemos que é um tratamento de alta qualidade e sem custos às pacientes”, aponta o médico oncologista responsável pelo feito, Rafael Sá.

O profissional aponta que essa é uma técnica inovadora e muito utilizada em alguns países como a Itália e o Japão. No Brasil, são poucas as unidades de saúde que possuem o procedimento, que também pode ser utilizado para outros tipos de câncer. “Entre os benefícios, estão os materiais mais baratos para a sua realização, o risco menor de alergia na paciente e o risco menor de a mama ficar corada definitivamente”. Rafael aponta ainda que ganho de tempo na cirurgia é um diferencial.

Em suma, o procedimento se dá da seguinte forma: há uma infiltração da substância pela mama, o corante, sendo que, após cinco minutos de massagem no local, é possível identificar o linfonodo sentinela, com outra vantagem neste ponto: não é preciso retirar todos os linfonodos. A expectativa do Hospital Regional do Câncer, daqui para frente, é a de utilizar o procedimento mais vezes e ampliar a demanda.

Publicidade

Veja também