Jornal auxilia no trabalho curricular desenvolvido na escola

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 23/10/2018
Horário 05:15

 

EM Rui Carlos Vieira Berbert

Com o objetivo de transformar o jornal em um apoio pedagógico complementar, este material auxiliou o trabalho curricular desenvolvido na escola. Além de contribuir com o ensino e a aprendizagem, ele buscou atualizar o aluno sobre o que ocorre em nossa cidade, país e no mundo, despertando o interesse por questões sociais, culturais e políticas, formando cidadãos mais informados e críticos sobre a realidade.

 

 

Primeiro semestre

Durante o primeiro semestre, na escola Rui Carlos Vieira Berbert, os alunos dos quintos anos, instruídos pelos seus professores, desenvolveram leitura e produção de textos com o auxílio do jornal O Imparcial. Aprenderam sobre o valor da leitura diária do jornal e a importância das divisões em cadernos e das notícias para a nossa vida em sociedade. Destaca-se os trabalhos dos alunos do 5º anos B, tendo a professora responsável Aparecida de Maria S. Becegato e do 5º ano D, tendo a professora responsável Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote.

 

 

5º ano B

Baseados nestes objetivos, os alunos do 5º ano B, auxiliados pela professora Aparecida de Maria S. Becegato, do período da manhã, trabalharam com relato de opinião de uma notícia lida. A turma foi dividida em pequenos grupos para fazer reconhecimento da matéria proposta pela professora. Após este momento, realizaram a leitura e discutiram o assunto lido, relataram, através da escrita, a opinião do grupo. Após o termino desta etapa, cada grupo realizou a exposição oral do trabalho em forma de carta opinativa.

 

 

Leitura

Grupo de alunos do 5º ano B realizando a leitura da notícia proposta pela professora Aparecida de Maria S. Becegato.

 

 

Texto de opinião

Alunos do 5º ano B realizando a escrita do texto de opinião sobre o assunto proposto pela professora Aparecida de Maria S. Becegato.

 

 

Carta Opinativa

 

Presidente Prudente, 3 de Julho de 2018

 

Prezado editor

 

Nós alunos do 5º ano B, lemos a matéria Indisciplina gera isolamento de 7,9 mil presos na região.

Na região de Presidente Prudente, no Estado de São Paulo, 7,9 mil presos indisciplinados estão vivendo em isolamento. Na nossa opinião, isso pode ser tratado de várias maneiras, uma delas é ter psicólogos dentro das cadeias, podia ter mais aulas de como evitar drogas, ensinar a ter uma vida melhor quando saírem da cadeia, mais serviços para eles, e várias outras atividades para ajuda-los.

   Alunos responsáveis pelo trabalho:

 

Adriel José Cuevas de Oliveira                   Idade: 10 anos

Allan Pinheiro de Lima                                 Idade: 10 anos

Guilherme dos Santos Mazeti                      Idade: 11 anos

Miguel Gonçalo da Silva Santos   Idade: 10 anos

 

Professora responsável: Aparecida de Maria Saraiva Becegato

Turma: 5º ano B

 

 

5º ano D

Os alunos do 5º ano D, auxiliados pela professora Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote, desenvolveram o trabalho de conhecimento e estrutura de uma notícia. Foram divididos em duplas, cada dupla recebeu um exemplar do jornal e escolheram uma notícia para leitura. Após o termino da leitura, os pares montaram as partes da notícia em Manchete, “olho” da notícia, Lead ou Lide e Desenvolvimento da notícia em uma folha de papel A4. Este trabalho teve como objetivo informar sobre a importância da linguagem clara, objetiva e estruturada, considerando “o quê, com quem, onde, quando e por que” aconteceu o fato noticiado.

 

Notícia

Alunas do 5º ano D, Maria Eduarda Vieira e Nayara dos Santos Lima, realizando a leitura da notícia jornalística proposto pela professora Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote.

 

Estrutura da notícia

Alunas do 5º ano D, Maria Clara Alves de Lima Santos e Natali Fernanda Vieira Nunes, montando o trabalho sobre a estrutura da notícia selecionada, atividade proposta pela professora Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote. 

 

Turma: 5º ano D

Professora responsável: Juliana Cristina Ferreira Q. Pazote

Orientadoras: Jackeline Ferreira Lima e Thais Viviane Peruchi

 

Publicidade

Veja também