Jornal é utilizado para desenvolver trabalho pedagógico

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 03/04/2018
Horário 11:18
Cedida/EM Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues
Cedida/EM Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues

O Projeto Jornal na Escola foi desenvolvido pela professora Amanda durante o ano de 2017, com alunos do 4º ano B, da Escola Municipal Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues. “O jornal é uma excelente ferramenta de ensino para desenvolver o trabalho pedagógico interdisciplinar de maneira enriquecedora, pois aborda os mais variados temas e abrange todas as áreas do conhecimento”.

 

Formação

O trabalho com o jornal em sala de aula favorece a formação e informação do aluno, pois tratam de assuntos reais do cotidiano da turma, além de possibilitar a reflexão sobre comunicação, contexto social, transformações na sociedade, formação de opiniões, possibilitando a apropriação de diferentes tipos de texto. Tudo isso proporciona fazer uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e como um cidadão crítico capaz de modificar o espaço em que vive.

 

Leitura e escrita

A partir dessa expectativa, foi desenvolvido o projeto Jornal na Escola: Leitura e Escrita propondo atividades para: aumentar a competência linguístico-discursiva; conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal; interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos; conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal.

 

Observação

Inicialmente a professora realizou um trabalho de manuseio e observação do jornal a fim de identificar como o jornal é organizado, quais as partes o compõe, quais cadernos apresenta, e como podemos localizar a informação que buscamos dentro do jornal.

 

Compartilhando

Na atividade seguinte, os alunos receberam exemplares do jornal, fizeram a leitura silenciosa das manchetes e matérias, posteriormente compartilham a notícia escolhida dos vários cadernos com o grupo. Com auxílio da professora, listaram os tipos de texto apresentados e suas características.

 

Discussões

Na sequência, a professora escolheu uma notícia, fez a leitura em voz alta, e orientou as discussões subsidiando uma reflexão sobre o tema da notícia, o grupo participou desse momento, expondo seus conhecimentos, opinando sobre o assunto, ouvindo o outro e lidando com a divergência de posicionamentos. A partir daí, em duplas, organizaram uma reescrita da leitura realizada pela professora, coproduzindo textos.

 

Participação

Todo esse processo foi acompanhado e avaliado pela professora com os seguintes critérios: analisando se o aluno participou de maneira cooperativa na sua dupla; emitiu suas opiniões e respeitou as opiniões dos colegas; redigiu o seu texto com competência, demonstrando conhecer as marcas textuais desse gênero.

Publicidade

Veja também