Kumizaki estreia hoje no Mundial de Caratê, na Espanha

Prudentina busca pontos para se manter no primeiro lugar do ranking, além de se aproximar das Olimpíadas

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 07/11/2018
Horário 06:11
Cedida/Valéria Kumizaki - Carateca entra no tatame a partir das 15h, pela shiai kumitê
Cedida/Valéria Kumizaki - Carateca entra no tatame a partir das 15h, pela shiai kumitê

Valéria Kumizaki pretende dar mais um passo rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio na tarde de hoje. Em busca de pontuações para se manter líder do ranking mundial, a prudentina sobe no tatame pelo Campeonato Mundial Sênior da modalidade, em Madri, na Espanha. Com a luta marcada para às 12h, horário local, e às 15h, no horário de Brasília, a atleta busca medalha na categoria shiai kumitê (combate) -55kg.

Se tratando da competição que mais oferece pontos para a classificação olímpica, já que o ponto será multiplicado por 12 (a pontuação é dada pelo número de vitórias somado ao bônus pela posição conquistada), Kumizaki destaca a importância de se dar bem nas lutas. “Para quem quer se classificar, ir bem aqui é fundamental. Por isso não busco nada a menos que a vitória e o pódio”, afirma.

Vindo de disputas abaixo do esperado, a prudentina explica que é normal ter altos e baixos, mas o mais importante é seguir confiante buscando o objetivo principal. “Não é legal sair de competições em que acreditei que iria bem, mas não podemos parar o trabalho pela metade, tem muitas pessoas envolvidas nesse sonho, não é apenas eu. Mas seguimos tentando nos dar bem e, principalmente, no Mundial que é muito importante”, destaca.

Ao todo, o Brasil tem 26 representantes na competição, que segue em disputa até o dia 11 deste mês. Além de lutar hoje, Kumizaki também disputa em equipe na tarde de amanhã, quando se junta a Isabela Rodrigues, Sthephani Trevisan e Sabrina Pereira.

Publicidade

Veja também