Massas com muito sabor...

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 19/09/2018
Horário 05:48

Ingredientes: 500 g de macarrão massa curta, 1 cebola média, 300 g de tomates cereja, 250 g de mussarela de búfala, folhas de manjericão, azeite, sal, queijo parmesão ralado.

 

Preparo: Cozinhe o macarrão “al dente”. Reserve. Numa frigideira grande coloque azeite e frite a cebola bem picadinha. Acrescente os tomates cortados ao meio, mexa e junte a mussarela cortada em cubos ou bolinhas. Junte o macarrão, as folhas de manjericão e o queijo ralado. Sirva a seguir.

 

Crepes de Nozes com Molho Branco

 

Massa verde de crepe: 1 ½ copo de leite, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 4 ovos inteiros, sal a gosto, 1 colher (sobremesa) de margarina, 1 punhado de folhas de espinafre cruas e bem lavadas e secas.

 

Preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata. Deixe descansar por 30 minutos. Na frigideira untada, faça pequenas panquecas bem finas e reserve.

 

Recheio: 1 ricota amassada e temperada com sal, 1 xícara (chá) de nozes moídas. Misture bem os dois ingredientes e recheie cada crepe, dobrando-os em quatro. Arrume-os em forma refratária.

 

Molho Branco: Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e acrescente 50 g de farinha de trigo. Mexa bem e acrescente 600 ml de leite quente aos poucos. Tempere com sal, pimenta-do-reino branca e 1 pitada de noz moscada. No final, junte 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Despeje sobre os crepes e polvilhe queijo parmesão ralado grosso. Leve ao forno para gratinar.

 

Morango... Nutritivo e Saboroso

 

Morangos: a primavera não poderia ser mais generosa! Faça quitutes variados, todos com gosto de “quero mais”, com essa fruta super versátil!

 

Torta de Morango com Gelatina

 

Massa: 6 ovos, 6 colheres (sopa) de açúcar, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de suco de laranja, 1 colher (chá) de fermento em pó.

 

Preparo: Bater os ovos inteiros, acrescentar o açúcar. Bater bem. Desligar a batedeira e acrescentar a farinha e o fermento, mexendo delicadamente com movimentos de cima para baixo. Levar para assar em assadeira untada e polvilhada por 20 minutos. Deixar esfriar e cortar ao meio.

 

Gelatina: 4 caixas de gelatina de morango preparadas com metade da água,  morangos. Na mesma assadeira que assou o bolo, colocar a gelatina e levar para gelar. Quando começar a endurecer, colocar os morangos.

 

Creme: Ingredientes: 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de maisena, 2 gemas, baunilha. Levar todos os ingredientes ao fogo (menos a baunilha) e depois que engrossar, acrescente 1 lata de creme de leite e a baunilha.

 

Montagem: Na assadeira com a gelatina já dura, passar uma camada de geléia, colocar uma parte do bolo, um pouco de geléia de morango, creme e a outra parte do bolo. Regar com suco de laranja. Gelar de um dia para outro. Desenformar e servir gelado.

 

Ice-Cream Soda de Morango

 

Ingredientes: 1/3 xícara (chá) de morangos adoçados a gosto e amassados, 3 colheres (sopa) de leite, 3 colheres (sopa) de sorvete de morango, água mineral com gás.

 

Preparo: Num copo grande e alto, coloque os morangos, o leite e o sorvete. Encha com água mineral e bata com um mixer. Sirva com canudo e colher longa.

 

Bolo de Morango

 

Ingredientes: 4 xícaras de morangos lavados, sem as folhas e cortados em fatias, ½ xícara de manteiga, ½ xícara de açúcar mascavo, 1 pitada de sal, 3 ovos, ½ xícara de açúcar, 1/3 xícara de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 ¾ xícara de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, ½ xícara de açúcar.

 

Preparo: Leve uma forma redonda, de 25cm de diâmetro, ao fogo com a manteiga e aqueça lentamente. Junte o açúcar mascavo e o sal. Mexa, retire do fogo, acrescente os morangos e espalhe. Reserve. Bata muito bem as gemas com o açúcar, junte o suco aos poucos e vá acrescentando a mistura de farinha de trigo e fermento lentamente. Bata as claras em neve e aos poucos junte a outra ½ xícara de açúcar, batendo bem, até obter o ponto de suspiro, sem secar muito. Espalhe a mistura de gemas sobre o suspiro  e mexa cuidadosamente. Despeje sobre os morangos, tendo o cuidado de espalhar a massa até a borda da forma. Asse em forno médio por uns 45 minutos. Solte os lados do bolo com uma espátula, inverta sobre um prato de bolo com borda alta e deixe a forma sobre o bolo para a calda escorrer. Retire a forma e sirva morno.

 

nutrição

 

Como reduzir a gordura dos alimentos?

 

Para reduzir o consumo total de gordura, precisamos examinar as fontes desse nutriente em nossa alimentação. Ao invés de tentar eliminar algum alimento em particular, existem inúmeras mudanças que podem ser feitas para reduzir o consumo total de gordura, entre elas:

 

•             Controlar o tamanho das porções de carne, que devem ter quando cruas, o peso aproximado de 100 a 120 g;

 

•             Grelhar, fazer ensopados e assar no forno sem gordura;

 

•             Substituir queijos com alto teor de gordura (amarelos) por queijos com baixo teor de gordura como a ricota, queijo de Minas, etc.

 

•             Usar nos lanches ricota, requeijão ou margarina, de preferência light;

 

•             Cozinhar legumes no vapor, no micro-ondas ou assar envoltos em papel alumínio apenas untados com óleo ou margarina;

 

•             Retirar a gordura de sopas e carnes de forno;

 

•             Usar suco de limão ou vinagre em saladas;

 

•             Reduzir o consumo de chocolates e sobremesas à base de chocolate;

 

•             Diminuir lanches e petiscos com alto teor de gorduras: batatinhas fritas, frango empanado, coxinhas, etc.

 

•             Acostumar-se a ler os rótulos para verificar o teor de gordura dos alimentos.

Publicidade

Veja também