Mulheres protagonistas de suas vidas

BPW Prudente completa 25 anos na busca pela independência financeira, econômica e emocional

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 08/03/2020
Horário 08:30
Weverson Nascimento: Grupo de mulheres da BPW Presidente Prudente esteve na sede de O Imparcial
Weverson Nascimento: Grupo de mulheres da BPW Presidente Prudente esteve na sede de O Imparcial

O objetivo delas é falar e promover o empoderamento feminino, de forma que as mulheres sejam independentes nos aspectos financeiros, econômicos e emocionais de suas vidas. Além disso, objetivam desenvolver o potencial profissional e a liderança no gênero feminino, através da conquista de direitos, networking e capacitações ao redor do mundo. Neste Dia Internacional das Mulheres, a reportagem de O Imparcial apresenta a BPW Presidente Prudente, entidade que completa 25 anos e é fruto da BPW Brasil, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais.

Durante conversa com um grupo de mulheres e que faz parte da BPW Presidente Prudente – que hoje conta com 29 associadas ativas –, na sede deste diário, a reportagem conheceu personalidades que ajudaram na fundação, criação e manutenção dos serviços da instituição na maior cidade do oeste paulista. Entre elas estavam as fundadoras e, respectivamente, primeira e segunda presidentes na cidade: Myriam Costa e Alba Delibório.

O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
Elas comentam que tudo começou quando, há 25 anos, surgiu o Grupo das Empresárias Prudentinas. Com reuniões periódicas e informais, elas reuniam experiências por estarem à frente de algum negócio e trocavam informações que poderiam ajudar umas às outras. “O grupo deu espaço a uma associação e que futuramente, depois de uma viagem de apresentação na BPW São Paulo, se transformou na sede de Presidente Prudente”, aponta Myriam.

Ela lembra que os desafios foram os mais diversos, desde os questionamentos de membros da família, que não entendia suas motivações e anseios, até a presença do machismo, que foi um dos maiores desafios no início da jornada. “Ninguém acreditava naquele nosso sonho. Comentávamos entre nós que era uma fase muito difícil, pois todas nós tínhamos nossas ocupações e limitações, mas valeu muito a pena o nosso esforço”, comenta Alba, por sua vez.

REPRESENTAÇÃO EM NÍVEL NACIONAL
O grupo conta com uma personalidade, que já foi presidente da BPW Brasil, e muito tem a compartilhar com todas as experiências que viveu representando a instituição ao redor do mundo em eventos importantes para a formação das associadas. Eunice Cruz, atual diretora financeira da sede de Presidente Prudente, lembra que são 107 países que contam com a presença da BPW, com mais de 50 mil mulheres em todos os continentes, e que foi fundada em 1919 nos Estados Unidos da América, chegando a São Paulo no ano de 1987. “Além do empoderamento da mulher, queremos que elas sejam independentes e protagonistas de suas próprias histórias”.

Um exemplo de projetos que fizeram a diferença ao longo desses 25 anos está aquele intitulado de Empreendedoras do Futuro. Idealizada em Presidente Prudente, a iniciativa ganhou uma premiação em nível mundial, na Coréia do Sul, em 2015, ao preparar meninas do município para o mercado de trabalho, quando as sócias trabalharam, por exemplo, a autoestima, postura oratória e exploraram os potenciais de cada uma delas. “Foram mais ou menos 100 participantes, a partir de 16 anos, e que nos ajudaram a trazer para casa o reconhecimento”.

TEM INÍCIO UMA NOVA JORNADA
Depois de tantas histórias e ensinamentos, chegou a vez de a advogada Evelin Cardoso, 30 anos, assumir o posto de presidente da instituição na cidade. Para ela, a missão que chegou como um grande desafio se transformou em uma oportunidade de crescimento. “A BPW agrega muitas mulheres de poder. Quero resgatar aquelas que já passaram por nós e trazer novas associadas”. A atual presidente afirma, ainda, que fomentar a união das mulheres, também é um dos objetivos a serem trabalhados.

A BPW conta com três trabalhos principais e que norteiam as ações ao longo do ano. São eles:

- Março Mulher
Neste ano a unidade de Presidente Prudente realiza a 8ª edição do projeto, quando serão oferecidas atividades para o fortalecimento da mulher e de suas identidades. O principal evento é uma premiação das mulheres que fazem a diferença, que ocorre no mês de março, e valoriza aquelas que se destacaram em diversos setores, como a saúde, educação, empreendedorismos e comércio

- Trabalho Igual, Salário Igual
Projeto internacional voltado para o Dia do Trabalho. Na ocasião, o foco está na nas questões que envolvem as disparidades de condições de trabalho entre os gêneros, quando se trata, por exemplo, o quanto as mulheres devem lutar para alcançar direitos iguais.

- Doando Vida
Iniciativa que ocorre no segundo semestre do ano, quando há uma mobilização para que sejam fomentadas, e incentivadas, as doações de sangue e leite materno.

Fonte: Cláudia Fluminhan, membro do Conselho Superior da BPW Presidente Prudente

A BPW Presidente Prudente fica na Rua Siqueira Campos, 602, no centro da cidade. O telefone para contato é o 98112-2432 e o e-mail para contato: bpwpprudente@gmail.com

 

 

Publicidade

Veja também