Museu de brinquedos: uma volta no tempo

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 16/02/2020
Horário 06:08
Weverson Nascimento: Museu dos Brinquedos está reaberto para visitação na Cidade da Criança
Weverson Nascimento: Museu dos Brinquedos está reaberto para visitação na Cidade da Criança

“Recordar é viver. Relembrar bons momentos é ser feliz outra vez”. A frase do poeta Oscar de Jesus Klemz merece ser colocada em prática! Afinal, momentos de nostalgia trazem lembranças que proporcionam sensações de bem-estar, e podem estar presentes em objetos que marcaram época. E olha que não precisa ir muito longe para reviver o passado. Em Presidente Prudente, no prédio do Planetário da Cidade da Criança, o Museu dos Brinquedos é uma oportunidade para quem deseja voltar a ser criança.

O espaço foi reaberto para visitação na semana passada. Desde a inauguração, em 12 de outubro de 2019, Dia das Crianças, calcula-se cerca de 300 visitantes aos domingos. Atualmente, conta com aproximadamente 300 itens infantis, como bonecos, ursos, carrinhos e miniaturas de personagens. Além desses, o acervo também dispõe de histórias em quadrinhos, discos de vinil, videogames, entre outros itens que fizeram parte da infância. Dentre os que mais chamam a atenção, está o barco de brinquedo, de 1949.

“O museu vai de encontro à proposta da Cidade da Criança, que é de ter o máximo de atrações focadas no público infantil. Mas, o diferencial é que também mexe com a memória dos adultos”, salienta José Fábio Sousa Nougueira, titular da Setur (Secretaria de Turismo). Conforme o secretário, por trás dos jogos e aparelhos eletrônicos, que fazem parte da atual infância, existe um universo “mais lúdico e fantástico”, e que merece ser conhecido.

Os interessados em conhecer o espaço podem frequentar o local aos domingos e feriados, das 14h às 17h30. Durante a semana, o agendamento para excursão acima de 15 pessoas deve ser feito pelo telefone 3902-9333 ou através do e-mail agendamento@cidadedacriancaprudente.com.br

RECEBIMENTO DE DOAÇÕES
Vale lembrar que a Secretaria de Turismo continua recebendo doações para o acervo. De acordo com Nougueira, caso não seja possível levar a peça ao local, o interessado poderá fazer contato com a pasta para verificar a viabilidade de que algum responsável retire a doação. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3902-9340 ou pelo e-mail turismo@presidenteprudente.sp.gov.br.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também