Nível do emprego na indústria é positivo pelo 2º mês seguido

Em negativo desde março do ano passado, o setor voltou a empregar mais do que demitir; saldo do bimestre é de 850 postos de trabalho

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 20/03/2019
Horário 04:10
José Reis - Indústria de móveis foi um dos setores em destaque no último mês
José Reis - Indústria de móveis foi um dos setores em destaque no último mês

Desde março do ano passado, o setor da indústria vem sofrendo com a recessão, por conta da alta no desemprego gerado pela crise econômica. Mas desde que o ano começou, isto é, pelo menos em análise aos dois primeiros meses de 2019, o Ciesp/Fiesp (Centro e Federação das  Indústrias do Estado de São Paulo) já sinaliza uma retomada da categoria na região de Presidente Prudente. Pelo segundo mês consecutivo, o ramo terminou com variação positiva. No acumulado, conforme os órgãos, o saldo é de 2,05%, o que dá um superávit de 850 postos de trabalho na diretoria regional, que é formada por 65 municípios.

Mas o que contribuiu para tanto foi o cenário do nível de emprego relativo ao mês de fevereiro, divulgado ontem pelo Ciesp/Fiesp - que avaliam a situação mensalmente. Isoladamente, o saldo mensal foi de 1,42%, o que significou um aumento de aproximadamente 600 postos de trabalho, entre demissões e contratações.

E mesmo que pareça pouco, o diretor regional do Ciesp/Fiesp, Wadir Olivetti Júnior, afirma que isso mostra que, depois de alguns anos sempre no negativo, “a indústria está vislumbrando um momento de leve melhor, o que já é algo a ser comemorado, mesmo que nada muito grandioso”.

Por conta disso, ele imagina que a melhora seja constante, a partir de agora, já que junto dos números vem uma percepção de retomada. “Sem esquecer que ainda temos dificuldades a serem enfrentadas, e os reflexos dos tempos difíceis”, completa. Prova disso é o acumulado, que conforme o Ciesp/Fiesp, a região ainda tem variação negativo no últimos 12 meses: -4,08%, representando uma queda de aproximadamente 1.750 postos de trabalho.

Ao ser questionado sobre os números, e se são comuns no começo do ano, Wadir lembra que sim, mas também destaca um crescimento nas empresas, que também promove um panorama de mercado mais positivo. “Isso tudo também tem relação direta com a mudança de governo. As pessoas estão apostando numa melhora que esperavam e que esperam que aconteça. Essa possibilidade trouxe mais confiança ao setor empresarial como um todo. Espero que as coisas boas se fixem. Mas é claro que demora para ter um reflexo”, explica.

Principais setores

O nível de emprego industrial na diretoria regional do Ciesp/Fiesp de Prudente em fevereiro ainda mostra que a situação foi influenciada pela soma das variações positivas dos seguintes setores: Coque, Petróleo e Biocombustíveis (7,50%); Produtos Alimentícios (0,79%) e Móveis (3,60%), que foram os setores que mais acrescentaram  ao cálculo do indicador total da região.

No primeiro deles, o Sindetanol (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Prudente e Região) analisa que, se for olhar separadamente, o cenário é diferente do que consta. Para o presidente Milton Videira Sobral, outros setores dentro da categoria de Petróleo e Biocombustíveis possa sim ter uma variação positiva, mas precisa destacar que, na parte sucroalcooleira, há mais demissão que admissão. “Isso é porque estamos no período entressafra, que começa a melhorar agora no final do mês. Por isso é certo verificar setor por setor”, conclui.

 

números

 

850

Saldo entre contratações e demissões no primeiro bimestre de 2019

 

1,42%

Variação do mês de fevereiro, último analisado pelo Ciesp/Fiesp

 

7,50%

Índice do setor em destaque: Coque, Petróleo e Biocombustíveis

Publicidade

Veja também