Novo serviço telefônico tira dúvidas sobre coronavírus

“Telessaúde” começa a funcionar a partir de hoje em Prudente, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Universidade do Oeste Paulista; contato pode ser feito pelo 3229-1290

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/03/2020
Horário 06:19
Unoeste - Telessaúde fornecerá atendimento à população por meio de quatro linhas telefônicas
Unoeste - Telessaúde fornecerá atendimento à população por meio de quatro linhas telefônicas

Tem início hoje o funcionamento do “Telessaúde”. Implantado pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio de uma parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), o novo serviço poderá ser acionado pelo telefone 3229-1290 e ficará à disposição dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) para sanar dúvidas sobre o novo coronavírus, o Covid-19.

Conforme a administração pública, desta forma, a intenção é que com o serviço, que funcionará todos os dias, sempre das 8h às 20h, haja melhora no gerenciamento clínico e na prestação de serviços de saúde, inclusive no acesso, qualidade, eficiência e relação custo-benefício. “A telemedicina pode ajudar comunidades, porque supera as barreiras de distância e tempo entre os profissionais e os pacientes”, pontua o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, acrescentando que a ideia com o Telessaúde é orientar os pacientes, através dos sinais e sintomas relatados, se há a necessidade de ir à unidade de saúde e/ou qual serviço deverá ser procurado.

Ao todo, serão quatro linhas telefônicas e sala com computadores com acesso à internet. O atendimento será conduzido por docentes das faculdades de Medicina e Enfermagem da Unoeste, discentes de pós-graduação dos programas de residência médica e multiprofissional, além de alunos do último ano de ambas as graduações da universidade.

“No momento do atendimento telefônico, a equipe deverá preencher uma planilha com informações dos usuários para obtenção de material de utilidade epidemiológica, bem como para análises dos resultados do projeto”. Durante todo período de funcionamento do Telessaúde, os responsáveis pela iniciativa realizarão atualização das informações conforme demanda epidemiológica e científica.

Após a triagem, o fluxo de atendimento que contemple as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias de Saúde da Família), PAs (Pronto-Atendimentos) e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) receberão os devidos encaminhamentos, conforme Plano de Contingência Municipal.

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