O mundo precisa de zootecnistas

OPINIÃO - Ana Claudia Ambiel

Data 21/05/2020
Horário 04:52

Zootecnia é a ciência que se dedica à criação e produção de alimentos de origem animal. Zootecnista é o profissional que estuda, pesquisa e trabalha para que os animais vivam em boas condições, cuidando principalmente da alimentação, do bem-estar, do melhoramento genético e do manejo reprodutivo. Além de se preocupar com a gestão e rentabilidade dos projetos de produção animal e do processamento dos seus produtos. Resumidamente, esse profissional busca técnicas de potencialização da produção animal com qualidade e sempre pensando na preservação do meio ambiente e na satisfação do consumidor final.

Porque estudar Zootecnia? Uma vez que a produção animal e vegetal são as principais responsáveis por movimentar a economia nacional, é de extrema importância que tenhamos profissionais habilitados e capacitados para atuar na linha de frente da produção animal e vegetal, tanto dentro como fora da porteira, de modo a aumentar a produção e produtividade de alimentos para suprir as necessidades nacionais e mundiais com o aumento do número de pessoas no mundo.

Outro ponto importante é que apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a atuação do zootecnista não deve ser comparada com a de um médico veterinário, uma vez que o segundo tem como atuação principal, intervenções clínicas, cirúrgicas e a inspeção dos alimentos, enquanto o zootecnista exerce foco em aumento da produtividade animal e gestão de todos os processos produtivos.

O zootecnista busca técnicas de potencialização da produção animal com qualidade e sempre pensando na preservação do meio ambiente

Esse mês é muito importante, já que comemoramos no dia 13 maio, o Dia do Zootecnista e 54 anos de zootecnia no Brasil, em homenagem à data da primeira aula do curso de Zootecnia ministrado no Brasil: 13 de maio de 1966, no Estado do Rio Grande do Sul. Oficialmente, a profissão de zootecnista só passou a ser regularizada no país a partir do Decreto nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968.

A zootecnia é, literalmente, a “arte do animal”, palavra formada a partir dos radicais gregos zoon, que significa “animal”, e techne, que quer dizer “técnica” ou “arte”.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também