A temporada de 2026 já começou para o Grêmio Prudente. Na tarde de hoje, o Carcará conheceu a data de início e o formato de disputa do Campeonato Paulista da Série A2 do próximo ano.
O Conselho Arbitral que definiu as diretrizes da competição foi realizado no Edifício Pelé, sede da FPF (Federação Paulista de Futebol), em São Paulo. O clube esteve representado pelo presidente, André Garcia e pelo gerente de futebol, Luiz Silva.
A proposta aprovada pelos clubes prevê quadrangulares na segunda fase e disputa do acesso em mata-mata. Todas as partidas terão transmissão ao vivo.
Sendo assim, as 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase - que rebaixa as duas piores equipes -, classificando as oito melhores que serão divididas em dois grupos onde se enfrentarão em turno e returno. As duas mais bem posicionadas de cada chave disputam a semifinal que valerá, além de vaga na decisão, o acesso à elite estadual de 2027. Nestas fases, em caso de empate no placar agregado, valerá a melhor campanha.
No quadrangular, os grupos serão compostos por 1º, 3º, 6º e 8º colocados da primeira fase em uma chave; e 2º, 4º, 5º e 7º em outra. Os líderes de cada grupo enfrentam os segundos colocados na semifinal, tendo as equipes de melhores campanhas na somatória das fases a vantagem do empate no placar agregado e de decidir em casa.
A proposta aprovada definiu que a competição terá início em 11 de janeiro e a decisão está prevista para 13 de maio.
Os clubes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, tendo a Lista B número ilimitado de inscrições. Participam da Série A2 do Campeonato Paulista de 2026: Água Santa e Inter de Limeira (rebaixados da elite neste ano); Ituano, Taubaté, Ferroviária, XV de Piracicaba, São José, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense e São Bento (remanescentes da última disputa); Sertãozinho e Monte Azul (que conquistaram o acesso na Série A3 de 2025).
Rodrigo Corsi / Agência Paulistão

Conselho Arbitral que definiu as diretrizes da competição foi realizado hoje no Edifício Pelé, sede da FPF