A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de temporais e chuvas persistentes entre a noite desta quinta-feira e sexta-feira em diversas regiões do território paulista. As chuvas devem ganhar intensidade ao longo da sexta-feira, em razão da formação e atuação de um sistema de baixa pressão na costa do Estado. Na região de Presidente Prudente, está previsto acumulado médio de chuvas.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, durante a noite e a madrugada desta quinta-feira, a formação de um sistema meteorológico na costa paulista deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais persistentes.
Na sexta-feira, a atuação desse sistema mantém o tempo instável em grande parte do Estado, com previsão de chuvas generalizadas e contínuas ao longo do dia. As precipitações devem variar de moderadas a fortes, com volumes elevados no acumulado de 24 horas.
No sábado, o sistema meteorológico se afasta do Estado de São Paulo, reduzindo as instabilidades. O dia deve ter predomínio de sol entre poucas nuvens, com elevação das temperaturas e sensação de calor e abafamento. À tarde, não se descartam pancadas de chuva isoladas.
Diante da previsão de chuva severa nesta sexta, a Defesa Civil do Estado mobilizará o Gabinete de Crise em sua modalidade presencial. A partir das 8h desta sexta-feira, lideranças das instituições responsáveis pela resposta às emergências estarão reunidas na sede do órgão. O objetivo é otimizar recursos e agilizar a resposta às ocorrências provocadas pelas chuvas intensas, como interrupções no fornecimento de energia, bloqueios de rodovias e demais impactos à população.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva intensa. Jamais atravesse áreas alagadas ou com enxurrada. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos sinais de deslizamentos de terra. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
Níveis de acumulados de chuva previstos
Acumulado médio
Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos.Acumulado alto
Capital e Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.Acumulado muito alto
Regiões do Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba.