Operação desmantela 5 associações criminosas por tráfico

Polícias civis de São Paulo e Mato Grosso do Sul cumprem 22 mandados de prisão e 25 de buscas domiciliares no dos Estados, incluindo na região de Presidente Prudente

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 28/06/2019
Horário 16:40
Polícia Civil - Mandados são cumpridos desde o começo da manhã em diversos municípios
Polícia Civil - Mandados são cumpridos desde o começo da manhã em diversos municípios

Uma ação conjunta entre as polícias civis dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul deflagrou hoje a operação Cérbero, que combate o tráfico de drogas interestadual e local. No decorrer da investigação, foi descoberta a existência de cinco associações criminosas que atuavam na rota do tráfico. Ao todo estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão e 25 de buscas domiciliares em diversos municípios, o que inclui a região de Presidente Prudente.

De acordo com o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), os grupos atuavam de forma independente no comércio e transporte de entorpecentes de um Estado a outro. Nos últimos meses, os integrantes das associações criminosas transportaram aproximadamente 800 kg de drogas.

Desde o começo da manhã, as diligências estão sendo realizadas em Caiuá, Marília, Presidente Prudente, Rosana, São José dos Campos e Teodoro Sampaio. Já no do Mato Grosso do Sul, policiais cumprem os mandados em Batayporã, Dourados, Ivinhema e Nova Andradina.

Troca de informações

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em novembro do ano passado, em Nova Andradina (MS). Diante da constatação dos fatos, foi deflagrada a operação Gênesis, em referência aos trabalhos de combate ao tráfico de drogas pela SIG (Seção de Investigações Gerais).

A troca de informações entre as polícias dos dois Estados possibilitou a identificação de uma conexão entre a Gênesis e outros dois trabalhos investigativos desenvolvidos em Rosana. De acordo com o delegado do município, Ramon Euclides Guarnieri Pedrão, “a ação em conjunto é uma resposta de ambas as instituições policiais ao crime organizado, e que apenas demonstra a sintonia existente entre as polícias judiciárias, sempre alinhadas no combate ao crime”.

“Cérbero”

Na mitologia grega, Cérbero era um monstruoso cão de três cabeças e, na operação policial, faz alusão ao fato de que a droga dessas associações para o tráfico provém do município de Dourados (MS), passa por Nova Andradina (MS), local em que parte da droga é distribuída e despois segue para o Estado de São Paulo. O nome de batismo da operação também é uma alusão às três investigações iniciais que resultaram em sua deflagração.

Publicidade

Veja também