Patinação artística abre agenda do Sesc Verão

Com programação intensa e variada, totalmente gratuita, evento segue até 5 de março na unidade prudentina

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 06/01/2019
Horário 04:45
Marcio Oliveira - Patinação artística é um esporte estético que tem a música agregada
Marcio Oliveira - Patinação artística é um esporte estético que tem a música agregada

As múltiplas atividades esportivas do Sesc Verão, que chega a sua 24ª edição, começaram ontem no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Dois meses com várias ações esportivas e de lazer até 5 de março, de terça-feira a domingo, com uma programação intensa e variada, totalmente gratuita, sempre com um propósito: conscientizar as pessoas sobre a importância da prática regular de atividades físicas. Para isso, a estratégia que usam é oferecer vivências de diversas modalidades para que as pessoas se identifiquem com alguma delas e levem para o seu cotidiano. Ontem teve parede de escalada, Bungee DanceAr, ministrada pela professora Beatriz Blanco, de Campinas (SP), e patinação artística, que também ocorrem, hoje.

A vivência de patinação artística, ontem e hoje (das 9h às 11h e das 14h às 17h), é com a equipe Inforzato, de Santos (SP). Rogério Medziuthevicius, 48 anos, explica que estão ensinando nesse início como patinar, se equilibrar, ter postura corporal para tal, depois elementos da patinação artística que são: figuras que utilizam como a garça, o avião, vários elementos. Na sequência, vão para os giros e depois o patinador começa saltar o salto simples, duplo. Ou seja, de acordo com ele, mostrarão as evoluções dessa modalidade que é um esporte bom para a parte cardiovascular, para a tonificação dos músculos, para ter uma vivência com outros participantes e que pode ser praticada dos quatro anos ao resto da vida, respeitando suas limitações corporais.

“Eu faço coisas aos 48, diferentes do meu filho de 16, que é atleta e compete [indo agora para o mundial]. Ele é muito mais virtuoso do que eu, claro. A patinação é um esporte estético que é feito com música. Por isso acaba sendo bem interessante”, destaca o patinador. Rogério expõe que o grupo Inforzato conta com nove escolas de patinação artística, em Santos, e um grupo de competição que viaja o Brasil inteiro fazendo as clínicas do Sesc. “O Sesc é uma das empresas mais sérias e mais motivadoras, fomentadoras do país na área esportiva, nas mais diversas modalidades. Proporciona o acesso de todos os níveis sociais e intelectuais às pessoas. Coisa que ninguém mais faz no país”, acentua Rogério.

O massoterapeuta Michel Tabuti, 24 anos, que é adepto do tênis de mesa, aproveitou a manhã fresca de ontem para tentar andar de patins pela primeira vez. “Acho uma modalidade esportiva bem interessante e quando fiquei sabendo que teria aqui no Sesc, resolvi participar.  A gente cai, levanta e vamos embora tentar de novo [risos]”, expõe o jovem, que se equipou bem com os acessórios de segurança, como capacete, cotoveleira e joelheira.

Acro Ioga

Prepare sua dupla e venha se aventurar numa prática um pouco diferente do habitual, a Acro Ioga. Esta modalidade de exercícios físicos mistura a tradicional prática de ioga com acrobacia e associa elementos como disciplina, autocontrole, postura e respiração a saltos, giros e inversões. A aula aberta será ministrada pelo professor Gustavo Casquel do Canto, de Prudente, de hoje ao dia 27, sempre aos domingos, das 10h às 11h30, no Quintal do Sesc. O final de semana conta ainda com outras atividades, como o Festival de Vôlei de Praia, nas categorias masculina e feminina; parede de escalada horizontal, e aula aberta de hidroanimação.

Sesc Verão

A prática constante de atividades físicas resulta na melhoria da qualidade de vida e do condicionamento físico do praticante, bem como de sua saúde mental. Sob essa perspectiva, desde 1995, em todas as unidades Sesc do Estado de São Paulo, o projeto tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da continuidade das práticas esportivas e atividades físicas no dia a dia, com foco no bem estar e na qualidade de vida, conforme explica o monitor de esportes da unidade prudentina, Daniel Yonashiro, 32 anos.

Segundo ele, algumas atividades têm vagas limitadas, então é importante que o interessado acompanhe a programação pelas redes sociais, site (sescsp.org.br/prudente) ou pelo caderno de programação. “O projeto contempla todas as idades de crianças a idosos. É um momento de muita luz para prática esportiva na cidade”, acentua o monitor.

Daniel ressalta que a ideia é sempre trazer grandes referências na área, sejam treinadores, professores ou atletas para ter esse contato direto com o público, além do próprio corpo técnico muito capacitado que a unidade mantém. “Procuramos equilibrar uma programação com nossos instrutores de atividades físicas com profissionais contratados. Um nome de destaque nessa edição é a Joana Cortez que migrou do tênis de campo para o de praia se tornando campeã mundial. Ela estará com a gente no dia 16 ministrando uma clinica dessa modalidade que está crescendo cada vez mais. Mesmo não tendo praia os esportes de areia têm resultado sempre muito positivo em nossa unidade”, enfatiza Daniel.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

Publicidade

Veja também