PEPINO: de todo jeito

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 21/11/2018
Horário 06:22

Os pepinos são muito versáteis e podem ser preparados e temperados de várias maneiras.

Os pepinos mais indicados para conservas são os novos e pequenos. Apesar de ser difícil encontrar pepinos amargos, é melhor fazer o teste para evitar estragar todo o trabalho. Corte a ponta de cada um e prove um pedacinho.

 Para descascar os pepinos, faça-o da ponta para o meio, com um descascador de boa qualidade, retirando a casca bem fina. Pepinos muito grandes devem ser primeiro cortados ao meio.

Quando comprar, procure os mais pesados em comparação ao tamanho, os de casca mais lisa e firme, sem pontos moles ou enrugados. Devem ser utilizados ainda bem frescos, deixando-os somente por alguns dias na gaveta de legumes da geladeira.

 

Arroz com Pepino

 

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cru, 50g. de toucinho defumado, picadinho, 2 colheres (sopa) de óleo, 2 colheres (sopa) de cebola ralada, 1 dente de alho amassado, 1 xícara (chá) de pepinos em cubinhos, 2 cubinhos de caldo de galinha, 6 azeitonas verdes picadas.

 

Preparo: Frite o toucinho no óleo, junte a cebola, o alho e doure. Acrescente o arroz, o pepino e refogue, mexendo por alguns minutos. Junte o caldo de galinha, dissolvido em 4 xícaras (chá) de água fervente. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 20 minutos. Depois de seco, misture as azeitonas. Sirva a seguir.

 

Conserva de pepino

 

Ingredientes: 2 pepinos grandes em tiras grossas, 1 colher (sopa) de sal, 1 folha de louro, 3 dentes de alho em fatias, 1 xícara (chá) de óleo, ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco, 8 grãos de pimenta-do-reino.

 

Preparo: Leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água com sal e o louro. Quando levantar fervura, acrescente o pepino e cozinhe por 5 minutos. Escorra e coloque num vidro refratário esterilizado. Doure o alho no óleo quente e coloque sobre o pepino, com o vinagre e a pimenta. Tampe, deixe esfriar e guarde na geladeira. Sirva após 4 dias.

 

Refogado de Pepinos

 

Ingredientes: 1 quilo de pepinos, 250g. de cebolas, 1 pimentão vermelho grande, 50g. de manteiga, 1 copo de caldo de carne, 1 xícara de milho-verde, sal, pimenta-do-reino, 1 pitada de açúcar, 1 colher (chá) de suco de limão, 1 molho de salsa.

 

Preparo: Lave, descasque, corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento e, depois, em fatias grossas. Pique as cebolas. Corte o pimentão em tiras. Refogue a cebola na manteiga. Junte os pepinos e o pimentão, adicione o caldo de carne, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando. Acrescente o milho, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, o açúcar e o suco de limão. Salpique com a salsa picadinha e sirva com ovos fritos e purê de batatas.

 

Molho de Pepino

 

Ingredientes: 1 pepino pequeno e descascado, ½ xícara (chá) de maionese, 2 colheres (sopa) de salsa picadinha, pimenta-do-reino, sal.

 

Preparo: Bata o pepino no liquidificador e passe pela peneira. Misture a maionese, o sal, a pimenta e a salsa. Sirva sobre verduras, legumes ou carnes frias.

 

 

Receitas Especiais

              

Cada domingo, um novo prato.

Hum ... que delícia! Deixe pronto na véspera e no dia é só aquecer e servir! Muito prático! Vamos para a cozinha? Bom apetite!

 

Lombo de Porco na cerveja preta

 

Ingredientes: 1 ½ quilo de lombo de porco magro, 1 envelope de sopa de cebola desidratada, 2 colheres (sp0 de manteiga, 1 garrafa de cerveja preta, pimenta-do-reino, sal.

 

Para guarnecer: 2 a 4 tomates grandes e maduros, 1 maço de espinafre cozido no vapor, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de queijo ralado, 3 colheres (sopa) de creme de leite, sal, pimenta-do-reino.

 

Preparo: Limpe o lombo, tempere-o com pouco sal e pimenta-do-reino. Amarre-o com barbante. Aqueça a manteiga em uma panela de fundo largo e vá fritando o lombo em fogo médio, deixando dourar de todos os lados. Quando estiver bem dourado, junte o conteúdo do envelope de sopa de cebola e a cerveja preta. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente, até que a cerveja esteja reduzida a ½ xícara de chá de molho e a carne bem macia. Retire do fogo, fatie o lombo e sirva com tomates recheados e batatas assadas com creme de queijo.

 

Preparo da Guarnição: Corte os tomates ao meio e tempere-os com sal e pimenta-do-reino por dentro e por fora. Pique o espinafre cozido e escorra bem. Aqueça a manteiga, junte o espinafre escorrido e refogue. Salpique com farinha de trigo, mexa bem, junte o leite e deixe no fogo baixo até se transformar num creme. Acrescente o queijo ralado, creme de leite, sal e pimenta e retire do fogo. Recheie os tomates com este espinafre e leve ao forno bem quente para dourar.

 

Frango ao Molho com ervilhas frescas

 

Ingredientes: 1 quilo de frango (coxas, sobrecoxas), 1 dente de alho, ½ cebola picadinha, 1 colher (sopa) de molho inglês, 1 colher (sopa) de mostarda, sal a gosto, 1 pitada de orégano, óleo, 2 tomates picados (sem pele e sem sementes), ervilhas frescas, pimenta-do-reino.

 

Preparo: Lave os pedaços de frango e deixe de molho por 10 minutos em água e vinagre. Tempere o frango com os ingredientes acima. Deixe por ½ hora na geladeira. Numa panela com pouco óleo, refogue os pedaços de frango. Junte ½ xícara de água fervente e deixe cozinhar em fogo lento. Junte os tomates liquidificados, volte a ferver o molho e reduzir um pouco até a carne do frango estar bem macia. Acerte o tempero acrescentando mais sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte as ervilhas congeladas (ou frescas). Se congeladas, passe-as em água quente antes.

 

 

 

NUTRIÇÃO

 

SUGESTÕES EFICAZES PARA O SEU CAFÉ DA MANHÃ

 

Escolha os alimentos certos para o seu café da manhã. Para dar uma mãozinha e clarear a sua mente, preparamos quatro diferentes combinações para você começar o dia de forma saudável e, acima de tudo, light. Confira!

 

 

Opção 1
- 1 copo (240 ml) de suco de mamão sem açúcar
- 1 fatia de pão de fôrma light
- 1 colher de sopa de queijo cottage
- 2 fatias de peito de peru defumado
- 1 pêra

Opção 2

- 1 xícara de chá ou café com adoçante
- 1 pão francês sem miolo
- Queijo Minas frescal 1 fatia
- 1 fatia de mamão

Opção 3
- 1 pote (200 ml) de iogurte natural desnatado
- 10 morangos
- 1 xícara de café
- 1 fatia de pão de fôrma light
- 1 colher de sopa de queijo cottage

Opção 4
- 1 copo (240 ml) de vitamina de banana, mamão e laranja
- 2 torradas integrais
- 1 colher de sopa de requeijão light


 

 

Publicidade

Veja também