Pós-graduação em área diferente da minha formação...

OPINIÃO - Daysa Andrade Oliveira

Data 04/05/2019
Horário 07:30

Com certeza, você já teve ou conhece alguém que possui essa mesma dúvida. Saiba que você não está sozinho nessa situação, pois muitas pessoas me perguntam isso durante palestras ou mesmo em visitas na nossa instituição de ensino superior. Chegou a hora de tirar a sua dúvida!
E então, ‘Posso fazer uma pós-graduação em área diferente da minha formação superior?’

Saiba que na verdade, para essa pergunta não existe apenas uma resposta correta. Vamos lá?

Pense na seguinte situação. Você concluiu uma faculdade de Psicologia e possui interesse em continuar os estudos, por isso, quer fazer uma pós-graduação. Muito legal! Que tal na área jurídica?
Nessa situação, como bacharel em Psicologia, realmente não é indicada uma pós-graduação na área jurídica, pois para você fazer uma especialização na área do Direito, já deve ter algum conhecimento específico, principalmente para conseguir acompanhar todo o conteúdo que será apresentado em sala de aula.

Que tal termos outro exemplo? Seu amigo possui formação superior em Marketing e deseja fazer uma pós-graduação/MBA em Gestão de Pessoas. E aí, será que ele consegue acompanhar o conteúdo da pós-graduação? Neste caso, recomendo, até porque um bom gestor de Marketing deverá ter em seu escopo, habilidades relacionadas ao gerenciamento de pessoas.

Esse é um exemplo claro e real. Afinal, dessa forma, seu amigo ampliará o leque de conhecimento em áreas que são relacionadas.

Mas o que são MBAs? Trata-se de uma abreviação de Master of Business Administration ou, na tradução para o português ‘Mestre em Administração de Negócios’. O MBA é que um curso lato sensu voltado para quem deseja aprimorar seus conhecimentos específicos em negócios, além de obter uma visão aprofundada e global do mundo corporativo. Geralmente os cursos de MBAs são muito procurados por empresários, executivos e gestores.

Tenho uma dica importante para o momento da busca por um curso de pós-graduação. Claramente, você deve optar por instituições de ensino que te ofereçam acima de tudo qualidade. Caso seja uma especialização na mesma área em que você se formou, ótimo! Mas se deseja ampliar seus leques de oportunidades, antes mesmo de ingressar, pergunte na instituição escolhida por você, se ao fazer aquele curso, necessitará de conhecimentos prévios sobre a área ou assunto estudados. Desta forma, seu ingresso com certeza será mais assertivo.

Feitas as opções e devidas escolhas, só me resta lhe desejar bons estudos e parabéns pela escolha da educação continuada!

Publicidade

Veja também