Prevenção: uma forma de amar!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/02/2020
Horário 04:33

Até 13 de março ocorre uma campanha especial, com ênfase ao sarampo. O público-alvo é formado de pessoas de 5 a 19 anos. O “Dia D” da iniciativa foi no sábado, mas em alguns polos a adesão foi baixa. Cenário que preocupa, visto que já teve morte confirmada da doença no país, sendo que é algo que a própria vacina pode evitar.

Em uma rápida pesquisa, foi constatado que o sarampo afeta anualmente cerca de 20 milhões de pessoas, a maioria nas regiões em desenvolvimento da África e da Ásia. É uma das doenças que mais mortes causa entre as enfermidades evitáveis por vacina. Por isso, mais uma vez, a importância de se imunizar e oferecer a imunização aos seus filhos.

A campanha também é importante, pois as cadernetas de vacinação de todas as pessoas que procuram os postos de saúde são conferidas e podem (e devem) ser atualizadas. O calendário de vacina, feito e fiscalizado pelo Ministério da Saúde, tem muitas mudanças. Por isso também, a importância de manter em dia e procurar os órgãos competentes para sanar eventuais dúvidas.

Sarampo é uma doença exantematosa aguda provocada por vírus, caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. Se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Os sintomas aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

Conforme noticiado neste diário, em Presidente Prudente, além da baixa procura nos postos de saúde no “Dia D”, não se pode descartar o fato de que, desde o ano passado - quando foram registrados 13 casos da doença no município -, as equipes de saúde já vinham trabalhando em buscas, atividades e demais medidas que auxiliaram na vacinação de boa parte da população local. Neste ano nenhum caso ainda foi registrado, mas manter o cuidado é sempre a medida recomendada.

A prevenção ainda é a melhor forma de cuidar da própria saúde e das pessoas que você ama.

Publicidade

Veja também