Produtoras rurais registram nuvem prateleira no interior

Fenômeno ocorrido em Guapiaçu é o melhor indicador de que uma tempestade está a caminho

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/04/2020
Horário 14:48
Ariane Caldeira - Faixa é formada quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio
Ariane Caldeira - Faixa é formada quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio

Imagens em fotografia feitas hoje às 6h30 da manhã pelas produtoras rurais Ariane e Ariele Caldeira, conhecidas como as Agromeninas, em Guapiaçu, no interior de São Paulo, mostram uma extensa faixa de um tipo de nuvem chamado de nuvem prateleira.

O fenômeno é velho conhecido dos meteorologistas: se chama shelf cloud (ou "nuvem de prateleira") e, na maioria dos casos, antecede uma tempestade. Esse tipo de nuvem é geralmente curvo ou semicircular e possui várias "camadas" na direção horizontal - como se fosse uma prateleira -, que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio.

Ela já é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal. A nuvem prateleira está dentro de um sistema chamado frente de rajada.

A nuvem geralmente se forma na frente de uma tempestade quando um ar frio desce de dentro da nuvem e segue em direção ao solo. É a partir dessa nuvem prateleira que o ar frio desce da nuvem para o solo e se espalha na superfície, em alta velocidade, dando origem aos fortes ventos.

As nuvens prateleiras são formadas no choque de massas de ar, geralmente durante a passagem de uma frente fria. Afinal, há o ar mais frio, que é mais denso, avançando pelas camadas mais baixas da atmosfera e levantando o ar. Esse processo pode ser bem severo, quando há choques fortes de massas de ar, e é nessas condições que ocorre a formação desse tipo de nebulosidade. Por esse motivo, é muito comum observar ventania em condições de nuvens prateleira, explica o meteorologista César Soares.

Portanto, uma nuvem de prateleira geralmente aparece na borda de uma tempestade e é o melhor indicador de que uma tempestade está a caminho. Sendo assim, se você a ver no céu, como foi o caso das Agromeninas, procure um abrigo.

Publicidade

Veja também