Projeto de acuidade visual escolar atende 2.273 alunos em 2019

Do total, foram encaminhados 393 para consultas médicas e 376 passaram a usar óculos; desde 2010, atendimentos chegaram a 23.102, aponta Banco de Olhos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/12/2019
Horário 16:06
João Paulo Barbosa - Testes de acuidade visual são aplicados por estudantes de Medicina
João Paulo Barbosa - Testes de acuidade visual são aplicados por estudantes de Medicina

A diretoria do Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa”, da Santa Casa de Presidente Prudente, divulga os balanços parcial e geral do projeto Saúde Visual do Escolar. Neste ano, em 25 escolas estaduais, foram atendidos 2.273 alunos, dos quais foram encaminhados 393 para consultas médicas e 376 passaram a usar óculos. Desde o começo, em 2010, os atendimentos chegaram a 23.102, com 3.921 consultas, 1.370 novos usuários de óculos e 100 tratamentos clínicos.

Os balanços foram divulgados no começo da tarde de ontem pelo presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, o vice Antônio Alberto Ribeiro e a assistente social Fátima Elisabete Rota. O projeto, de iniciativa do Lions Clube Centenário, tem a parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e conta com a atuação de estudantes da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente).

A proposta do Lions é de que a rede municipal de saúde faça o primeiro atendimento, quando do ingresso do aluno no ensino fundamental. Esse mesmo aluno terá o segundo atendimento quando ingressar na rede estadual de ensino, no 6º ano, que é quando começa o segundo ciclo do ensino fundamental. Os testes de acuidade visual são aplicados nas escolas por estudantes de Medicina orientados e acompanhados por professores. São encaminhados para consultas médicas os alunos com sinais de dificuldade em enxergar.

As consultas são feitas no Banco de Olhos. Os que têm necessidade de usar óculos podem recebê-los gratuitamente do Lions em convênio com uma ótica onde escolhem a armação e as lentes são produzidas. O testemunho comum de diretores de escolas e professores é de que há um aumento na qualidade do aprendizado do aluno que passa a usar óculos, pois antes este apresentava dificuldade para acompanhar o conteúdo exposto na lousa e para ler livros.

Publicidade

Veja também