Prudente é a 31ª cidade mais inteligente e conectada do país

Pesquisa faz parte da 5ª edição do Ranking Connected Smart Cities, antecipado ontem pela "Revista Exame", e mostra que o município subiu 19 posições em relação ao ano passado

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 18/09/2019
Horário 04:01
José Reis - Prontuário eletrônico em unidades de saúde é um dos avanços tecnológicos de Prudente
José Reis - Prontuário eletrônico em unidades de saúde é um dos avanços tecnológicos de Prudente

Presidente Prudente ganhou destaque ontem na lista das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil em 2019. O levantamento faz parte da quinta edição do Ranking Connected Smart Cities, antecipado ontem pela “Revista Exame”, e mostra que o maior município regional ocupa a 31ª colocação, subindo 19 posições em relação ao ano passado, quando estava em 50º lugar.

O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Rogério Marcus Alessi, expõe que o resultado é “muito positivo e satisfatório”, já que o ranking considera uma série de indicadores para analisar de que forma a cidade tem usado a tecnologia para resolver seus problemas. “Isso quer dizer que temos avançado neste quesito”. Questionado sobre os exemplos que podem ter contribuído, ele se lembra do uso da tecnologia na área da saúde, por exemplo, com os prontuários eletrônicos e controle de medicamentos e vacinações, medida que tem agilizado o setor.

Além disso, Alessi comentou o georreferenciamento para viabilizar vagas em unidades de ensino infantil, por exemplo, de acordo com o endereço dos alunos. Sobre este uso das tecnologias disponíveis, o secretário ressalta que, de modo geral, mais de 90% dos serviços ofertados pela Prefeitura podem ser resolvidos por meio da internet, como a abertura de empresas, sendo que esse avanço foi responsável por diversos benefícios, como a redução de 90% na quantidade de papel nas repartições.

“A maior parte dos nossos programas e recursos são produzidos pela própria secretaria, o que nos deixa muito felizes em ver que tem dado bons resultados”. Vale lembrar que nos próximos anos é possível que a cidade ganhe ainda mais destaque, já que está prevista a construção do Atende Fácil, uma espécie de Poupatempo municipal que reunirá todos os serviços da Prefeitura em um único lugar.

Elaboração do estudo

Conforme a “Revista Exame”, o estudo é elaborado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a empresa de organização de eventos Sator, e leva em consideração 70 indicadores, distribuídos em 11 setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e informação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Sobre as notas, o ranking aponta que há uma pontuação de peso um para 69 variáveis e peso 0,5 para a escolaridade do prefeito.

“Desta forma, a pontuação máxima deste ano é de 69,5. Campinas, a cidade primeira colocada, registrou 38,977 pontos”, apontou a revista. Presidente Prudente, na 31ª colocação, fechou com 33,371 pontos. Além disso, a publicação da revista informa que, na edição 2019, o estudo incorporou seis indicadores novos baseados na Norma Técnica ISO 37120, que são, por exemplo, o uso de veículos de baixa emissão de poluentes, bem como o numero de computadores e laptops em escolas públicas.

Publicidade

Veja também