Prudente recebe 2ª edição do Fashion Revolution

Evento proporciona para os jovens, responsáveis pela maior parte do consumo de moda, a necessidade de debaterem sobre as responsabilidades de utilização sustentável

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/04/2019
Horário 06:30
Cedida/ Rafael Costa: Programação conta com palestras, workshop, roda de conversa além de um bazar
Cedida/ Rafael Costa: Programação conta com palestras, workshop, roda de conversa além de um bazar

Neste sábado, Presidente Prudente sedia a “Semana Fashion Revolution”. Pela segunda vez no município, o evento proporcionará para os jovens, responsáveis pela maior parte do consumo de moda, a necessidade de debaterem sobre as responsabilidades de consumo. A programação conta com palestra, workshop, roda de conversa, exposição de pesquisa, exibição de documentário, além de um bazar de trocas de roupas. O evento é gratuito.

O represente local do evento, Claudio dos Santos de Oliveira, 22 anos, explica que já conhecia a iniciativa há alguns anos e acompanhava as edições em Londrina e Maringá. “Ano passado teve a primeira edição aqui onde fui convidado pra ser voluntário e esse ano fui convidado para ser representante”, conta. Para ele, o principal objetivo da semana é discutir os impactos ambientais e sociais da moda ao redor do mundo, encorajando as pessoas a reconhecerem os impactos pessoais e a valorização da qualidade em detrimento da quantidade. “O debate ocorrerá sob três pilares: mudança na indústria, cultural e política”, afirma.

Segundo o personal stylist prudentino Lucas Sant’ana, 30 anos, que participará de uma “mesa redonda” do evento, a importância do Fashion Revolution não só para cidade, mas para o mundo, é a conscientização sobre uma moda consciente e sustentável. Segundo ele, a moda precisa de uma revolução. “Precisamos saber os impactos que causamos e nos responsabilizarmos por isso. Então, saber de onde veio, quem fez e como fez é parte dessa revolução”, declara.

Lucas explica que o evento vem para trazer às pessoas uma realidade muitas vezes não vista e ainda assim consumida. “Ter consciência é parte do processo de mudança e evolução e temos um papel fundamental nisso” destaca.

Na mesa redonda, o personal afirma que irão debater as problemáticas do mundo da moda, quais são os pontos a serem melhorados na área e a importância da profissão a qual o stylist entra com o seu papel de dar vida e conteúdo.

Fashion Revolution

O Fashion Revolution nasceu após um dos maiores acidentes que a indústria têxtil já teve, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh que desabou e causou a morte de 1,1 mil pessoas e deixou outras 2,5 mil feridas. Nos oito andares do prédio havia diversas fábricas de roupas que produziam em larga escala para grifes. A partir deste cenário, ativistas e designers de moda criaram em Londres o Fashion Revolution. O objetivo então é debater e refletir os fatos por trás da indústria da moda que ninguém vê, ou seja, todos os processos desde a fabricação ao uso.

Atualmente a campanha anual ocorre em mais de 100 países e mobiliza adeptos para atuarem por uma indústria mais justa, segura e transparente. De 22 a 28 de abril, ​espera-se que mais de 275 milhões de pessoas participem ao redor do mundo. No Brasil, mais de 80 faculdades, 51 cidades de 19 estados e o Distrito Federal, realizarão atividades para debaterem o ​futuro da indústria da moda de forma que respeitem as pessoas, a proteção ambiental e igualdade de gênero.

Serviço

O evento em Presidente Prudente acontecerá no dia 28 de abril no Rancho Cuba, na Rodovia Assis Chateaubriand, Km 461, Bairro Aeroporto. Para mais informações a coordenação disponibiliza os contatos (18) 98146-2216 e cllaudiopub@gmail.com. O evento é gratuito, exceto a oficina de bordado e a de preparo do Sabão Ecológico , ambas têm o valor simbólico de R$ 10; o workshop terá vagas limitadas.

Programação

13h às 14h30: Mesa Redonda “O que acontece nos bastidores do mundo da moda? O que podemos fazer para mudar?” Com: Raquel Siqueira (Jornalista que fará a mediação da mesa), Milena Saito (Designer de moda), Laura Dower (Fotógrafa de moda), Ágatha Damião (Bordadeira) e Lucas Sant'Anna (Stylist).

14h30 às 16h: Oficina de Bordado com Rafaela Yolanda (Artista Plástica). Vagas limitadas. Inscrições: bagtton@bagtton.com.

14h30 às 15h30: O impacto ambiental causado pelos saponáceos e tecidos nas lavagens das roupas. Com: Tatiana Tognolli (Cosmetologia natural).

15h30 às 16h: Mini Oficina de cuidados com as roupas
Com: Daniel Ladeia (Designer de moda).

16h às 17h: Oficina de Sabão Eco com Elys Couto (Engenheira ambiental e cosmetóloga natural) e Cláudio de Oliveira (Representante Local). Inscrições: bagtton@bagtton.com.
 


 

 

Publicidade

Veja também