Prudente volta a bater 50% de taxa de isolamento

As últimas vezes que a cidade tinha alcançado os índices na casa dos 50% foram no início do mês; taxa recomendada pelo Estado é de 70%

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/05/2020
Horário 06:25
Reprodução - Gráfico mostra oscilação da taxa de isolamento em Prudente
Reprodução - Gráfico mostra oscilação da taxa de isolamento em Prudente

Presidente Prudente voltou a registrar taxa de isolamento na casa dos 50%, no domingo, depois de ficar por três semanas seguidas com números que oscilavam nas casas de 30% e 40%. O levantamento diário é divulgado pelo Estado de São Paulo, que já apontou por inúmeras vezes os índices da maior cidade da região como os piores em todo o Estado, em relação às cidades acompanhadas. Na segunda-feira, um dia depois, e feriado antecipado, no entanto, a cidade voltou a apresentar uma queda de cinco pontos percentuais e fechou a tabela em 45%. Vale destacar que a taxa indicada para o controle da Covid-19 é de 70%.

“Nós analisamos com preocupação os baixos índices de isolamento registrados na cidade, já que este é um fator importante para conter o avanço da doença”, afirma o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB). O chefe do Executivo lembra ainda que hoje o governador João Doria (PSDB) deve anunciar a regionalização da quarentena e, entre os quesitos a serem analisados, aponta que certamente estará o índice de isolamento.

“Cabe ressaltar que as equipes de fiscalização do município continuam notificando estabelecimentos abertos e que não se enquadrem como essenciais”, porém, ressalta que o aumento nos índices de isolamento depende principalmente da conscientização da população.

NA CASA

DOS 50%

As últimas vezes que a cidade tinha alcançado os índices na casa dos 50% foram no início do mês, quando a cidade ficou com 51% no dia primeiro e 53% no dia três. De lá pra cá os valores oscilaram, sendo que um dos piores resultados foi na última sexta-feira, quando o município chegou a apenas 38% de taxa de isolamento.

No mesmo dia em que Prudente voltou a bater 50%, domingo, em nível de comparação, a cidade de São Sebastião registrou 67% de taxa, seguida por Ibiúna, que apresentou índice de 63%. Os melhores resultados do Estado.

MÉTODO

DE ANÁLISE

Conforme o Estado, a central de inteligência responsável pelos números analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

“As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário”. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus, aponta o Estado.

Publicidade

Veja também